O Técnico é uma das 22 instituições de ensino escolhidas estrategicamente pela Fundação José Neves(FJN) para integrar o programa ISA FJN . Baseado no modelo de Income Share Agreement (Acordo de Partilha de Rendimentos), este programa permitirá que os alunos beneficiem de um empréstimo para pagar as suas propinas. A bolsa é reembolsável, uma vez que a propina é devolvida mais tarde à fundação, quando o aluno estiver empregado e a receber um salário acima de um determinado valor. Este retorno será depois reinvestido para ajudar mais estudantes a aceder ao programa. Uma das inovações do ISA FJN é que o plano de reembolso é adequado a cada bolseiro, estando diretamente dependente das competências e dos rendimentos expectáveis à saída do curso em cada caso.
No total, estima-se que nos próximos dois anos 1.500 estudantes possam ser apoiados por este programa. As bolsas têm como destinatários estudantes em cursos ou formações com a duração de até 24 meses, ou seja, alunos de mestrados, bootcamps, pós-graduações e formações profissionais. Na fase inicial, há mais de 100 cursos disponíveis, entre os quais estão dez mestrados do Técnico. Estas bolsas de estudo serão atribuídas tanto a estudantes que pretendem acrescentar qualificações como a trabalhadores que pretendem reconverter a sua carreira.
A lista de cursos e instituições parceiras está orientada para competências consideradas críticas e fundamentais para as profissões de futuro, abrangendo áreas científicas, tecnológicas, de engenharia, economia e gestão, matemática, design, ciências sociais, entre outras.
Com o mote “Estudas primeiro. Pagas quando começares a trabalhar”, o ISA FJN tem um processo de candidatura simples e totalmente digital.
Os cursos do Instituto Superior Técnico, considerados elegíveis pela Fundação José Neves para o programa ISA FJN, são os seguintes:
- Mestrado em Engenharia Electrónica
- Mestrado em Engenharia Farmacêutica
- Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados
- Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia
- Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
- Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores- Alameda
- Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores- Taguspark
- Mestrado em Matemática e Aplicações
- Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática
- Mestrado em Segurança de Informação e Direito no Ciberespaço
O enquadramento do programa e os respetivos procedimentos de candidatura podem ser consultados na página da Fundação.