Campus e Comunidade

Bolsa Rotary Clube de Lisboa: “há um potencial muito grande que têm, o conhecimento”

O Técnico recebeu a direção do Rotary Clube de Lisboa para uma reunião com os estudantes apoiados pela instituição.

A direção do Rotary Clube de Lisboa, mecenas do Instituto Superior Técnico, reuniu com os 15 bolseiros do ano letivo 2024/2025, dia 8 de maio, no Museu de Civil, do Campus Alameda. O encontro possibilitou aos estudantes do Técnico partilharem projetos e objetivos futuros bem como mostrar de que forma a bolsa impacta as suas vidas.

Na sua última edição, receberam a Bolsa Rotary Clube de Lisboa os estudantes Bernardo Sousa (licenciatura em Engenharia Aeroespacial), Beatriz Carvalho (licenciatura em Engenharia Biomédica), Cláudia Crespo (licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial), João Vargas (licenciatura em Engenharia Aeroespacial), João Pinheiro (licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores), Leonor Beicinha (mestrado integrado em Arquitetura), Madalena Mestre (licenciatura em Engenharia Biomédica), Miguel Amorim (mestrado em Engenharia e Gestão Industrial), Rodrigo Varela (licenciatura em Engenharia Física Tecnológica), Vicente Rasteiro (licenciatura em Matemática Aplicada e Computação), Vasco Barbosa (licenciatura em Engenharia Aeroespacial), Bernardo Marchana (licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial), Gonçalo Reboleira (licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial), João Tavares (licenciatura em Engenharia Física Tecnológica) e Duarte Tavares (licenciatura em Engenharia Física Tecnológica).

Nesta reunião, João Tavares explicou que, tal como o irmão gémeo, Duarte Tavares (que não pôde comparecer) se candidatou à bolsa “para poder estudar no estrangeiro”. Os dois irmãos iniciarão mestrados fora de Portugal no próximo ano letivo. Também Bernardo Marchana e João Vargas tomaram decisões semelhantes em que o apoio do Rotary Clube de Lisboa lhes deu durante a licenciatura foi útil. “Poupei todos os anos dinheiro da bolsa para poder estudar fora”, contou João Vargas. Bernardo Marchana explicou que usou o valor para “pagar taxas de candidatura e reservas de casas”.

Isabel Ribeiro, professora aposentada do Instituto Superior Técnico, voluntária da Escola e do Rotary Clube de Lisboa, afirmou ter gostado de ouvir “que têm um sonho e estão a lutar por esse sonho” e deixou o repto “usem bem a bolsa para a agarrar esse vosso sonho”. E acrescentou, continuando a dirigir-se aos estudantes, “há um potencial muito grande que têm, o conhecimento. Ponderem dar de volta aquilo que a sociedade vos deu, e aquilo que agora têm para dar é o conhecimento”. A presidente do Rotary Clube de Lisboa, Carina Coelho, deixou como único pedido: “juntem-se a nós nesta mudança”.

Marcaram também presença no evento, Alice Nobre, Rui Matoso, Paulo Espanhol da direção do Rotary Clube de Lisboa.

Fotogaleria.