Centros de Investigação do Técnico vencem 81 bolsas no âmbito do programa “Verão com Ciência”

No total, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia vai financiar 67 programas apresentados por Unidades de I&D nacionais.

Foram recentemente aprovadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia 81 bolsas de iniciação à investigação no âmbito dos programas “Verão com Ciência” apresentados por 7 Unidades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) com ligação ao Técnico.

Entre os centros de investigação contemplados com este apoio estão: o Centro de Química Estrutural (CQE) – 17 bolsas; o Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA) – 4 bolsas; Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) – 8 bolsas; Instituto de Telecomunicações (IT) – 18 bolsas; Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear(IPFN) – 9 bolsas; Laboratório Associado de Energia – Transportes e Aeronáutica (LAETA) – 22 bolsas; e ainda o Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico(CEG-IST) – que poderá atribuir 3 bolsas.

A iniciativa “Verão com Ciência” é um apoio especial atribuído pela FCT para atividades de investigação científica e tecnológica com vista à valorização da capacidade científica e tecnológica e a sua relação com o ensino superior e a sociedade.

Este apoio pretende estimular a iniciação à atividade científica, contribuindo desta forma para a promoção da cultura científica e tecnológica e para a difusão e divulgação do conhecimento científico e técnico junto dos estudantes do ensino superior.

Esta é a segunda edição da iniciativa “Verão com Ciência” destinada apenas às unidades de I&D que obtiveram a classificação de Bom, Muito Bom ou Excelente, atribuída pela FCT no processo de avaliação de Unidades de I&D 2017-2018.

No total, serão financiadas 418 bolsas de iniciação à investigação integradas em 67 programas, representando um investimento total de 190 mil euros. A lista completa de ações aprovadas para financiamento pode ser consultada no site da FCT.