Cerimónia de entrega de Prémios CA2ECT – Caixa Geral de Depósitos

No passado dia 21 de novembro, o Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico recebeu a cerimónia de entrega dos Prémios CA2ECT (Concurso de Apoio às Atividades Extracurriculares dos Núcleos de Estudantes do Técnico) – Prémio Caixa Geral de Depósitos.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) aliada ao Técnico tem apoiado ao longo dos últimos 8 anos o trabalho realizado pelos Núcleos de Estudantes, reconhecendo o potencial dos projetos que desenvolvem, contribuindo para que estes continuem a crescer e a desenvolver as suas ideias.

Na passada segunda-feira, 21 de novembro, este reconhecimento voltou a repetir-se, e 14 projetos foram distinguidos ao abrigo do CA2ECTécnico – Concurso de Apoio às Atividades Extracurriculares dos Núcleos de Estudantes do Técnico, edição 2022/2023. No total, a CGD, que incorpora a Rede de Parceiros do Técnico, entregou 16 mil euros em prémios.

A cerimónia iniciou com algumas palavras do Presidente do Técnico, Professor Rogério Colaço, que sublinhou a importância dos prémios e a “apresentação de projetos cada vez mais competitivos e com propostas cada vez mais interessantes”, agradecendo também o apoio da Caixa Geral de Depósitos às iniciativas e ideias dos estudantes do Técnico.

Seguiram-se algumas palavras da Prof.ª Doutora Isabel Dias, Vice-Presidente do Técnico para Gestão Financeira, que sublinhou a dificuldade em escolher os projetos premiados pela quantidade, diversidade e excelência dos 52 projetos candidatos.

A cerimónia contou também com a presença de Leonor Matos, Membro Estudante da Comissão Executiva do Conselho Pedagógico (CP), e com Bernardo Santos, atual presidente da Associação dos Estudantes do Técnico.

Foi então altura de apresentação de um pitch de cada um dos projetos distinguidos pelos respetivos núcleos. Na edição 2022/2023 dos Prémios Caixa Geral de Depósitos foram distinguidos seguintes projetos:

AeroTéc – Semana Aeroespacial 2023
FST Lisboa – FST12
GameDev Técnico – GameDev Técnico Vlogs and Sessions
JUNITEC – Incubadora 2.0
N3E – Participação do N3E Robotics no Festival Nacional de Robótica
NEECIST – NEECathon 2023 – 5ª Edição
NEMAT – Explora os Materiais
NFIST – XXVI Semana da Física
NMATH-IST – Jornadas de Matemática
PSEM – GPR AI-SIM
Técnico Fuel Cell– Desenvolvimento do sistema de aquisição, transmissão e recolha de dados para otimização da estratégia de condução do FCEV
TLMoto – Sistema de telemetria do protótipo TLM04e
TMIST – Noite de serenatas
Técnico Solar Boat – Sistemas de hidrogénio – SG01

A cerimónia terminou com algumas palavras do Dr. José João Guilherme, Administrador Executivo da Caixa Geral de Depósitos, que destacou a pertinência e importância dos projetos apresentados e premiados.