Cinco professores do Técnico eleitos sócios correspondentes da Academia das Ciências de Lisboa

A assinatura do compromisso académico dos novos sócios correspondentes ocorrerá no Dia da Academia, a 4 de julho.

A Academia das Ciências de Lisboa elegeu mais cinco professores do Técnico como sócios correspondentes, em várias secções de diversas áreas do saber. A atribuição oficial dos diplomas ocorrerá a 4 de julho, dia da Academia das Ciências de Lisboa, no seu Salão Nobre.

Constituída por duas classes académicas – Ciências e Letras – cada uma divide-se em nove secções. Os sócios são escolhidos entre os cidadãos de nacionalidade portuguesa com obra científica ou literária produzida.

Integram a lista de novos sócios correspondentes, no ano de 2024:

Secção de Ciências

Teresa Peña, 2.ª Secção – Física

Nuno Maulide, 3.ª Secção – Química

Arlindo Oliveira, 8.ª Secção – Ciências e Tecnologias da Informação

Paulo Mateus, 8.ª Secção – Ciências e Tecnologias da Informação

Secção de Letras

Ana Tostões, 9.ª Secção – Comunicação e Artes

A alumna do Técnico Manuela Veloso foi também eleita sócia correspondente da Academia das Ciências de Lisboa para a 7.ª Secção – Ciências da Engenharia.

Cabem, aos sócios correspondentes, os deveres de comparecer nas sessões plenárias, tomar parte nos trabalhos da academia, participar nos trabalhos da academia e incrementar as atividades das secções a que pertençam. Já aos sócios efetivos acresce a responsabilidade de dirigir a atividade científica, literária e administrativa, eleger e ser eleito para os cargos académicos, apresentar comunicações próprias, relatórios, propostas e sugestões de trabalhos, entre outras atividades de elevado prestígio.

A Academia  das Ciências tem por finalidade praticar e incentivar a investigação científica, estimular o enriquecimento e o estudo das demais formas de cultura nacional, colaborar em atividades de educação e ensino e contribuir com a investigação, para a valorização e discussão de ideias.

Nos últimos anos, vários têm sido os investigadores do Técnico eleitos para a Academia. Em 2023, tornaram-se sócios efetivos: Hélder Rodrigues, Isabel Sá Correia e Mário Figueiredo. Como sócios correspondentes, no mesmo ano, a Academia elegeu:  André Martins, Ana Patrícia Gonçalves, Carlos Fernandes, Isabel Ribeiro e José Borbinha. No ano anterior, 2022, João Pedro Conde, Carlos de Sousa Oliveira, António Reis, José Fonseca de Moura e Rui Silva Martins tornaram-se sócios efetivos, enquanto Miguel Tribolet de Abreu, Vitor Cardoso, Yasser Omar, Maria Fátima Guedes Silva, José Santos-Victo e Mário Silveirinha integraram a lista de sócios correspondentes. A lista completa pode ser consultada no site do Academia da Ciências de Lisboa.