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Do conceito ao protótipo: Unidade curricular coloca estudantes do Técnico a desenvolver soluções para desafios reais

Estudantes do 1.º ano do Mestrado de Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo apresentaram os seus projetos finais na unidade curricular Desenvolvimento de Produto e Empreendedorismo.

Na tarde de 16 de janeiro, mais de 90 estudantes do 1.º ano do Mestrado de Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo no Instituto Superior Técnico apresentaram os seus projetos finais da unidade curricular Desenvolvimento de Produto e Empreendedorismo. Numa sessão que “celebrou a criatividade, a multidisciplinaridade e o impacto do ensino baseado em desafios”, os estudantes mostraram o trabalho que desenvolveram ao longo de sete semanas no formato de Challenge Based Learning, que os desafiou a percorrer todas as etapas de desenvolvimento de produto, desde a identificação de problemas reais até à conceção e construção de protótipos tecnológicos que ofereçam soluções práticas. Este ano, a dinâmica da disciplina foi enriquecida pelo recurso ao recém-equipado Laboratório de Produção Sustentável, financiado pelo Departamento de Engenharia Mecânica, que disponibilizou as ferramentas necessárias e um ambiente colaborativo ideal para transformar ideias em realidade.

“Esta experiência permite aos alunos desenvolver competências práticas que vão além do modelo tradicional de apenas estudar para um exame, preparando-os para enfrentar desafios reais”, destacou António Alves de Campos, docente da unidade curricular Desenvolvimento de Produto e Empreendedorismo. 

“Com o laboratório, todos os estudantes conseguiram criar protótipos funcionais e demonstrar a viabilidade das suas soluções, destacando a importância de conceptualizar bem antes de construir”, reforçou. 

Durante a sessão, os estudantes apresentaram os seus projetos em formato de feira, com posters explicativos, pitches e demonstrações dos protótipos físicos. As soluções desenvolvidas abordaram uma vasta gama de desafios, refletindo a diversidade de competências e perspetivas dos grupos multidisciplinares. Entre os projetos, destacaram-se dispositivos inovadores para segurança e mobilidade, soluções tecnológicas sustentáveis para otimização de recursos e redução de desperdício alimentar, bem como sistemas inteligentes destinados a melhorar a organização, a acessibilidade e a eficiência em diversos contextos do dia a dia.

A experiência positiva de colaborar com colegas de diferentes áreas, com novas perspetivas e competências, e a ajuda que isso deu para pensar em soluções mais completas para os projetos foram alguns dos aspetos destacados pelos estudantes participantes. Os estudantes valorizaram especialmente o trabalho em equipa e a aprendizagem a partir de diferentes perspetivas, tendo enfrentado,  durante o processo, desafios práticos que simulam situações reais do ambiente profissional.

Os estudantes do grupo 3 – um dos 11 grupos participantes – definiram a experiência como “desafiante, mas muito gratificante”. Sair da zona de conforto várias vezes para encontrar as melhores formas de abordar os problemas e trabalhar como equipa e em conjunto para encontrar a solução certa foram os desafios que realçaram.

A unidade curricular reúne estudantes de diversas áreas da engenharia, como Aeroespacial, Física Tecnológica, Biomédica, Eletrotécnica, Mecânica, Informática e Gestão, promovendo a integração de conhecimentos e competências.

Lista de todos os grupos que participaram na apresentação: 

  • Grupo 1 – Assisted Climbing Rope Inspection Tool
  • Grupo 2 – The ADHD – friendly backpack
  • Grupo 3 – Carousel Shelves
  • Grupo 4 – NightKnee
  • Grupo 5 – Skylift
  • Grupo 6 – Frutique
  • Grupo 7 – Wakey
  • Grupo 8 – FallArm
  • Grupo 9 – Smart Velcro Glove
  • Grupo 10 – SmartBlink Helmets
  • Grupo 11 – MoorIT

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