Feedzai incorpora Rede de Parceiros do Técnico

Os representantes das duas entidades assinaram o protocolo que oficializa a cooperação mútua e que se reflete em várias atividades.

A rede de parceiros do Técnico continua a cativar conceituadas empresas do ecossistema nacional e internacional. Menos de um mês depois da Cisco se juntar a este lote restrito de empresas, esta segunda-feira, 30 de setembro, foi a vez de oficializar a adesão à rede de parceiros da Feedzai. A parceria que se desdobra em várias iniciativas foi oficializada numa cerimónia simbólica que contou com a participação dos representantes de ambas as entidades.

“Esta parceria com a Feedzai acabou por se concretizar de forma muito célere devido ao empenho da empresa e à importância que foi dada desde o início a esta colaboração com o Técnico, algo que nos deixa muito satisfeitos”, começava por contextualizar o presidente do Instituto Superior Técnico, professor Arlindo Oliveira. “Existe uma consciência mútua do valor e também dos resultados que podem advir desta ligação, e por isso tenho a certeza que esta colaboração será muito benéfica para ambas as partes”, salientou de seguida.

Coube ainda ao presidente Técnico enumerar as várias iniciativas em que esta colaboração se irá refletir nomeadamente: o acesso às semanas carreiras e ao Técnico Job Bank por parte da Feedzai; o apoio da empresa no equipamento de um laboratório de computadores para utilização dos estudantes; o lançamento anual de duas bolsas para alunos de mestrado e uma para estudantes de doutoramento; e ainda a criação de um prémio de mérito que conta com o apoio da tecnológica. Para além disto, esta parceria dá origem à criação de uma cátedra em machine learning atribuída ao professor Mário Figueiredo. “Fico feliz por perceber que são cada vez mais as empresas que se querem juntar a esta rede de parceiros, reconhecendo a importância de uma relação mais profunda com a nossa escola”,  partilhava o professor Arlindo Oliveira.

Por sua vez, Pedro Bizarro, co-fundador e diretor da área científica da tecnológica, referiu na sua breve intervenção o “reconhecimento nacional e internacional de que o Técnico é uma escola excecional” e cuja excelência do ensino a empresa foi comprovando com o recrutamento de vários antigos alunos da escola. “A Feedzai é uma empresa que sempre investiu em Engenharia e Ciência. Eu e o Paulo Marques [também fundador da empresa] éramos docentes da Universidade de Coimbra, portanto vivemos e sentimos a Ciência há muitos anos.  Vejo com muito bons olhos este tipo de colaborações, e é bom sentir que a empresa chegou a uma dimensão em que pode começar a dar de volta às instituições portuguesas e à sociedade, ajudando a financiar boa ciência, a reter talento em Portugal e a contribuir para uma melhor formação nas universidades nacionais”, destacou o co-fundador da tecnológica. “Acho que esta colaboração vai trazer coisas muito boas para ambos os lados”, concluía.

A Feedzai, fundada em 2008, é uma empresa de ciência de dados que combate a fraude nos pagamentos com recurso a Inteligência Artificial (IA), monitorizando riscos, detetando anomalias e prevenindo fraudes em bancos e instituições financeiras, sendo apontada pela publicação Forbes como pioneira neste segmento. Aliás, na listagem das 50 empresas de IA mais promissoras da América, divulgada recentemente pela publicação norte-americana, a Feedzai aparece na 15.ª posição. Com escritórios em Lisboa, Porto, Coimbra, Silicon Valley, Nova Iorque e em Londres, a startup portuguesa já levantou investimentos no valor de 82 milhões de dólares (cerca de 74 milhões de euros) e está atualmente avaliada em 575 milhões de dólares (cerca de 521 milhões de euros).