Campus e Comunidade

Sky incorpora Rede de Parceiros do Técnico

Com a oficialização da parceira, esta terça-feira, passam a ser 17 as empresas que compõem a Rede de Parceiros.

“O estabelecimento de parcerias com o sector empresarial tem sido uma prioridade do Técnico nos últimos anos”, começava por referir o presidente do Instituto Superior Técnico, professor Rogério Colaço, no momento em que se preparava para oficializar a junção de mais uma empresa à Rede de Parceiros do Técnico. A partir desta terça-feira, 21 de setembro, a Sky integra o lote de 17 empresas que estabelecem estas alianças estratégicas com o Técnico, para conjuntamente aumentar o valor oferecido à Sociedade.

Na cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração, o professor Rogério Colaço salientaria que esta é uma ligação de benefício mútuo, lembrando a importância que esta aproximação ao tecido empresarial tem na formação que o Técnico fornece aos seus estudantes. “Não faz sentido um ensino de disciplinas científicas e tecnológicas, com a rápida evolução que temos hoje em dia, ser feito sem olharmos para os problemas das nossas empresas, tentando contribuir para resolução dos mesmos”, vincou.  “A formação dos nossos alunos sai enriquecida com este contacto e o hiato entre a saída da formação superior e a entrada no mundo do trabalho torna-se menor”, acrescentava, imediatamente a seguir, vincando o seu contentamento com o estabelecimento desta parceria.

Na sua intervenção, António Vieira, diretor do centro de tecnologia da Sky em Portugal e antigo aluno desta casa, lembraria o desígnio que as duas entidades têm em comum: a excelência na engenharia em Portugal. Mencionando o crescimento da empresa em terras lusas, o vasto número de engenheiros que integram os seus quadros e a grande procura que existe nesta área, o antigo aluno evidenciava que esta parceria é também uma forma de a empresa contribuir e apoiar a formação de talento. “Espero que não fiquemos por aqui porque há imensas áreas em que gostávamos de aprofundar esta colaboração”, dizia, descortinando desde logo uma delas:  a diversidade e inclusão. “Gostava de vos lançar o desafio de, em conjunto, arranjarmos formas de captar mais talento feminino para estas áreas”, denotou o diretor da empresa.

A Sky é uma empresa de media e entretenimento, com vários canais de televisão e outros serviços, com 24 milhões de clientes em sete países e mais de 31.000 trabalhadores. O centro tecnológico em Portugal foi inaugurado formalmente em Portugal no final de 2015. No início deste ano, começaria a desenhar-se a ligação entre a Sky e o Técnico, com a empresa a apoiar a renovação dos laboratórios do edifício da Rede de Novas Licenciaturas (RNL) do Departamento de Engenharia Informática (DEI).