IST Press publica o livro “Memórias de uma Viagem Longa num Mundo Pequeno. 50 Anos de Engenharia, Química e Bioengenharia”

A editora do Técnico IST Press editou o livro “Memórias de uma Viagem Longa num Mundo Pequeno. 50 Anos de Engenharia, Química e Bioengenharia”, de Joaquim M. S. Cabral, Professor Emérito da Universidade de Lisboa.

Neste livro autobiográfico o autor descreve as suas vivências pessoais e universitárias, desde a infância até à jubilação, numa obra que é também um registo da História da Escola, nos seus aspetos científico, cultural e humano.

“Este livro autobiográfico do Joaquim Sampaio Cabral representa um marco para a história da ciência moderna em Portugal. E o livro tem um propósito, que tem perseguido a coerência da carreira do autor. Assemelha-se a um diário que se alimenta tanto das suas vivências como do inconsciente coletivo perante a evolução da ciência em Portugal, juntamente com o papel absolutamente decisivo que o IST e muitos dos seus docentes e investigadores desempenharam nesse processo.

E, para servir esse propósito, este prefácio é de enquadramento e não é, nem pretende incluir, uma análise crítica da carreira do autor. Mas sendo de enquadramento, porque o propósito do autor exige uma reflexão para além das suas próprias vivências, é também um elogio ao Joaquim Sampaio Cabral e ao seu legado. Elogio, sobretudo, face à sua visão e capacidade em ter criado uma “escola” de discípulos e instituições que formou e promoveu ao longo das últimas décadas.

O livro incomoda enquanto fonte de conhecimento científico pelos detalhes descritos, perturba enquanto mostra uma constante atividade exposta à curiosidade e à controvérsia e irrita enquanto preserva a memória de um percurso que importa valorizar e que não podemos permitir que seja esquecido. Mas a sua relevância científica e cultural é resultado de um esforço metódico e científico do autor, como tão bem o Joaquim Sampaio Cabral nos habituou.”

Manuel Heitor in Prefácio
Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico

O livro pode ser adquirido na loja online da IST Press e, em breve, nas livrarias Almedina, Bertrand, Fnac e Wook, entre outras.