Parceria entre Técnico e Santander celebra dez anos

Efeméride foi celebrada com assinatura da renovação do convénio entre a Escola e a entidade parceira.

Durante a tarde de 6 de dezembro, o Auditório Abreu Faro do campus Alameda do Instituto Superior Técnico acolheu a celebração dos dez anos de parceria entre o Técnico e o Santander. A cerimónia contou com a presença de Rogério Colaço, presidente do Técnico, Inês Oom de Sousa, em representação da Fundação Santander Portugal, e Inês Gouveia, representando o Santander Universidades.

Rogério Colaço descreveu o momento como tendo “uma importância simbólica”. “O Santander é nosso parceiro há dez anos [e] tem sido um parceiro transformador para o Técnico”, explicou. O presidente do Técnico acrescentou que “ao longo destes anos, a ajuda que o Santander nos tem dado tem permitido lançar um conjunto de iniciativas” que envolvem “não só os nossos estudantes e o seu bem-estar”, como também envolvido “algumas das nossas unidades de investigação”. O docente ressalvou ainda a importância de “abrir a porta do Técnico, fazendo com que este relacionamento com o tecido económico seja uma ferramenta de duplo benefício”.

Durante a cerimónia, foram destacadas três dimensões centrais à parceria entre o Técnico e o Santander – a educação, a empregabilidade e o empreendedorismo. Na primeira, fez-se menção ao conjunto de bolsas financiadas pelo Santander que resultam em apoios a cerca de uma centena de estudantes em cada ano letivo. São exemplos as Bolsas Santander Apoio Universitário e as Bolsas de Estudo Técnico-Santander Educação. No domínio da empregabilidade, foi destacado o envolvimento em iniciativas como as Alumni Talks e os Técnico Career Workshops, com eventos desta natureza a impactar cerca de quinhentos estudantes por ano. Na vertente de empreendedorismo, responsável pela premiação de cerca de cinquenta equipas e núcleos por ano, foram realçados prémios e competições como o European Innovation Academy e o CA2ECTécnico.

Inês Oom de Sousa defendeu, na sua intervenção, que “é através da educação que conseguimos desenvolver a economia, as pessoas e a sociedade”. A representante da Fundação Santander Portugal dirigiu-se aos estudantes, afirmando ser “um privilégio terem acesso a todos estes programas”. Por sua vez, Inês Gouveia destacou o talento e resiliência dos estudantes na assistência, muitos dos quais em representação de Núcleos de Estudantes que viriam a ser premiados minutos depois durante o Concurso de Apoio às Atividades Extracurriculares dos Núcleos de Estudantes do Técnico (CA2ECTécnico).