A poucos dias de terminarem as inscrições da 5.ª edição Thales do TecInnov, a sessão de esclarecimento que decorreu esta terça-feira, 7 de maio, serviu para tirar dúvidas, limar arestas e encontrar inspiração através de ideias vencedoras. Organizada pela Área de Transferência de Tecnologia, a iniciativa contou com a presença de Tiago Fonseca, representante da Thales, do professor Luís Caldas de Oliveira, vice-presidente do Técnico para o empreendedorismo e ligações empresariais, e ainda de alguns dos grupos que destacaram em edições anteriores desta competição que desafia a comunidade do Técnico a desenvolver ideias inovadoras dando respostas a problemas reais. Estudantes de mestrado, de doutoramento e até alguns professores compareceram ao convite como prova do interesse gerado pela iniciativa.
Tiago Fonseca, engenheiro da Thales, presenteou os participantes da sessão com uma breve apresentação sobre a empresa e o real interesse da mesma na área da inovação. Dando a conhecer a presença internacional da empresa, os âmbitos de ação, o investimento substancial em investigação, o representante da Thales explicava posteriormente o porquê de a empresa apoiar mais uma edição do TecInnov. “A nossa ideia é continuar a incentivar e apoiar o desenvolvimento de ideias em ambiente académico, estimular a inovação”. Enumerando alguns dos temas propostos para esta edição, Tiago Fonseca explicava que os mesmos não são limitativos de nada. “Estas são apenas áreas nas quais a Thales está interessada, mas uma boa ideia será sempre uma boa ideia por isso não tem que se cingir aos mesmos”, explicava o engenheiro.
Como forma de dar o exemplo, ajudar a satisfazer hesitações e até traçar futuras metodologias de trabalho foi a vez de conhecer alguns projetos vencedores de edições anteriores da competição. Mafalda Pacheco, antiga aluna e investigadora do Técnico, apresentou o TuriBEAT, uma ferramenta para medição, mapeamento e visualização da taxa de ocupação do espaço público. “A ideia surgiu a partir da tomada de consciência de como forma como os nossos centros históricos estão a ser ocupados massivamente, principalmente devido ao turismo”, começava por afirmar. Dando vários detalhes acerca do desenvolvimento da ferramenta, e elencando alguns processos seguidos nomeadamente ao nível da recolha e tratamento de dados e na validação dos resultados, a investigadora demonstrava alguns dos resultados alcançados, assim como a recetividade que tiveram na abordagem a novos clientes.
Depois da apresentação de mais duas ideias de sucesso, houve ainda tempo para um momento de esclarecimento de dúvidas, no qual os potenciais candidatos puderam alinhar estratégias para se destacar nesta edição, cujas candidaturas terminam já no próximo dia 10 de maio.