Foram quatro as estudantes do Instituto Superior Técnico premiadas com a Bolsa Feedzai Women in Science & PhD, bolsa criada com o objetivo de valorizar e fomentar o talento das mulheres nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), promovendo a igualdade de género e apoiando a continuidade dos estudos e da investigação científica. A cerimónia de entrega das bolsas decorreu a 21 de outubro, nas instalações da empresa, em Lisboa.
Letícia Sousa (Mestrado em Engenharia Biomédica), Margarida Loureiro (Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores), Liane Nóbrega (Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados) e Filipa Lino (Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), que renovou a bolsa conquistada no ano anterior, foram as vencedoras da edição deste ano, que contou um número recorde de 109 candidaturas. Para as premiadas, a bolsa “representa, não apenas um importante apoio financeiro, mas também um incentivo à dedicação académica”. É, ao mesmo tempo, “um reflexo do compromisso da Feedzai e do Técnico com as mulheres na ciência e uma demonstração de que, mesmo em contextos desafiantes, as mulheres podem afirmar-se e alcançar o reconhecimento que merecem”, como referem as bolseiras.
“Começámos em 2022 com 20 candidatas e este ano recebemos 109, um número impressionante, não apenas pela quantidade, mas pela qualidade das participantes”, destacou Sofia Gomes.A representante da Feedzai Sublinhou ainda a inspiração que retira das jovens distinguidas e como estar daquele lado lhe dava esperança num futuro com mais igualdade de género. “Isto é só um bocadinho de um percurso que se espera ser muito maior”, concluiu.
Durante a sessão, o presidente do Instituto Superior Técnico enalteceu a parceria de longa data entre a Escola e a Feedzai, destacando a Rede de Parceiros do Técnico como a principal estratégia do Técnico para reforçar a sua ligação ao tecido social, ao país e às empresas.
Rogério Colaço falou ainda sobre o importante papel desta bolsa para a comunidade: “Porquê Women in Science? Porque, de facto, nas áreas STEM, há um desequilíbrio de género – e isso é a conclusão evidente de que estamos a perder talento. Queremos trazer as mulheres para estas áreas e estimular a sua presença e liderança”, garantiu.
O júri foi constituído pelos docentes do Técnico, Alexandre Bernardino, Mário Figueiredo e Inês Lynce, e pelos representantes da Feedzai, Pedro Bizarro e Sofia Gomes. Os jurados destacaram a elevada qualidade das candidaturas deste ano, o que exigiu a adoção de critérios de avaliação ainda mais rigorosos.