A aliança de sucesso que une o Instituto Superior Técnico e o Banco Santander desde 2007, ganhou esta terça-feira, 8 de março, novos e consolidados contornos. O convénio de mecenato plurianual, rubricado pelo presidente do Técnico, professor Rogério Colaço e pela presidente da Fundação Santander Portugal e responsável de ESG do Grupo Santander a nível europeu, Dra. Inês Oom de Sousa, renova a presença do banco na Rede de Parceiros e permite dar continuidade ao leque diferenciado de iniciativas promovidas conjuntamente até agora. A Fundação irá também apoiar o Técnico na transformação digital e na sustentabilidade e apoio social.
O professor Rogério Colaço realçou a satisfação que lhe suscita a renovação desta parceria, ainda por cima celebrada presencialmente. “É uma alegria assinar esta parceria que tem sido tão proveitosa para o Técnico e para o país”, sublinhou o presidente do Técnico.
Também a Dra. Inês Oom de Sousa frisou a importância desta ligação: “para o impacto que queremos ter na sociedade, o Técnico é um parceiro estratégico e por isso é também com muito gosto e muita felicidade que vemos esta parceria ser renovada”.
O convénio prevê o desenvolvimento de iniciativas centradas em dimensões como Educação, Empreendedorismo e Empregabilidade. Com este reforço da parceria será possível dar continuidade à atribuição de bolsas de estudo e a diversas iniciativas e programas inovadores desenvolvidos em conjunto nos últimos anos, tais como: o CA2ECT-Núcleos, os E.Awards@Técnico, Técnico Business Cards, Alumni Talks, TecInnov Santander Competitions, TecInnov Santander Innovation e a European Innovation Academy@IST.
O Banco Santander mantém um forte compromisso com o progresso e o crescimento inclusivo e sustentável, e tem feito uma aposta pioneira e consolidada no Ensino Superior, desenvolvida através do Santander Universidades nos últimos 25 anos. O banco atribuiu mais de 2.000 milhões de euros e concedeu mais de 630.000 bolsas de estudo e apoios desde o seu lançamento. Em Portugal, investe anualmente mais de sete milhões de euros em banca responsável. Através do Santander Universidades, o Banco mantém uma relação próxima com 50 instituições do ensino superior.
A cerimónia teve lugar na Sala Duarte Pacheco e contou ainda com a presença do vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral, da vice-presidente do Técnico para a Gestão Financeira, professora Isabel Dias, da diretora do Santander Universidades, Dra. Cristina Neves, e do gestor do convénio universitário – Dir. Coordenação Universidades, Dr. Duarte Rodrigues.