Semana da Ciência e Tecnologia 2022 no Técnico

A propósito desta semana, o Técnico promoveu e participou em várias iniciativas de divulgação e reconhecimento da ciência e dos cientistas.

O Técnico assinalou a Semana da Ciência e Tecnologia, entre os dias 19 e 27 de novembro, com várias iniciativas, dentro e fora de Campi.

De 17 a 25 de novembro o Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA) realizou um conjunto de palestras sobre Física, em várias escolas da Ilha da Madeira.

No último dia 18, decorreu a cerimónia de entrega do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo. Esta distinção visa enaltecer a importância da igualdade de género no Técnico e reconhecer o papel crucial das mulheres na Engenharia.

A Escola apresentou, na mesma semana, o projeto Girls in AI que tem por objetivo partilhar as histórias de antigas e atuais estudantes do Técnico que se dedicam à área da Inteligência Artificial.

No Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de novembro, o Professor Pedro Abreu recebeu o Prémio Ciência Viva Educação, pelo seu empenho no ensino e divulgação da Física em Portugal.

Ainda nesta semana, o Centro de Química Estrutural (CQE) e o Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico (DEQ-IST) promoveram visitas guiadas à Exposição “Cristais Inorgânicos de Cultura”, no Campus Alameda. A mostra estará patente até ao final de janeiro de 2023.