Campus e Comunidade

Startups com ligação ao Técnico entre as mais atraentes da Europa

A revista Wired UK dedica um suplemento às cem jovens empresas mais promissoras da Europa, de onde constam duas startups que pertencem à comunidade IST SPIN-OFF.

A prestigiada revista de tecnologia Wired inclui duas startups com ligação ao Técnico no seu já famoso ranking “The Hottest Startup Cities” da Europa. É a segunda vez consecutiva que Lisboa integra esta listagem e também que as duas spin-offs do Técnico – a Unbabel e a Codacy– são destacadas.

A Codacy criou uma solução que permite analisar e corrigir milhões de linhas de código (programação) por semana e tem crescido exponencialmente ao longo dos seus quatro anos de existência. Ainda no mês passado a empresa conseguiu fechar uma ronda de financiamento Series A no valor de 4,3 milhões de euros.

A Unbabel é outro exemplo de sucesso como bem mostra este reconhecimento da publicação. Fundada em 2013, a startup criada por um alumni do Técnico, oferece uma aplicação de tradução, que concilia tradução automática com uma revisão feita por um tradutor nativo na língua. Foi a primeira empresa portuguesa aceite no conceituado acelerador YCombinator, em Silicon Valley, e tem dado cartas no mercado mundial de tradução.

Além das duas spin-offs do Técnico, também a Attentive, Zaask, Sword Health, Misk, Chic by Choice, Landing.jobs e a Mellow figuram na lista de startups portuguesas destacadas. Esta é a sétima vez que a revista Wired UK elabora uma lista das jovens empresas mais promissoras de Europa.