A 7.ª edição do Prémio de Mérito Kearney, que distingue o melhor desempenho académico na unidade curricular de Probabilidade e Estatística, comum a todos os cursos de engenharia do Instituto Superior Técnico, destacou o trabalho de José Costa, que obteve a classificação final de 18 valores. A distinção, entregue no dia 21 de outubro, no campus Alameda do Técnico, reuniu representantes do Técnico e da Kearney. Entre mais de 2000 estudantes inscritos na unidade curricular (UC), e 67 deles com a mesma classificação final, o desempate foi decidido com base na melhor média ponderada do 1.º ano.
“Estou sem palavras para descrever o quão honrado me sinto por receber este prémio”, começou por dizer José Costa, estudante da Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica do Técnico, na cerimónia de entrega do Prémio, agradecendo a distinção e o apoio recebido ao longo do percurso académico. O estudante agradeceu também ao Departamento de Matemática, aos seus amigos e à família, acrescentando que a distinção “é uma motivação para continuar a esforçar-se e a alcançar novos objetivos”.
O Presidente do Técnico, Rogério Colaço, abriu a sessão, sublinhando a relevância da parceria de longa data com a Kearney, empresa que integra a Rede de Parceiros do Técnico. “Estes prémios de mérito fazem parte de uma política que temos seguido nos últimos anos: a aproximação do Técnico aos nossos parceiros empresariais e à sociedade. O Técnico foi criado há mais de cem anos para contribuir para o desenvolvimento económico e social do país – e isso não se faz sem as autarquias, sem as empresas e sem as pessoas”, salientou, felicitando o estudante vencedor.
Em representação da Kearney, Pedro Vasques expressou a satisfação por regressar ao Técnico para “celebrar a excelência académica”. Referiu que, na Kearney, se valoriza o “pensamento crítico e analítico, pilares essenciais do trabalho da empresa enquanto consultora de gestão”. “Os mesmos princípios que são ensinados em Probabilidade e Estatística, considerada uma das UC mais exigentes do Técnico”, acrescentou. O representante da Kearney encerrou a cerimónia felicitando o estudante premiado e o Departamento de Matemática pelo trabalho desenvolvido.
O prémio, entregue por Manuel Cabral Morais, professor responsável pela unidade curricular e membro do júri, integrou um valor monetário de 1800 euros, atribuído pela Kearney, e o livro “Stochastic Processes: Theory, Examples & Exercises”, cedido pela IST Press como incentivo à continuação dos estudos na área científica de “Probabilidades e Estatística” e à valorização da leitura.
Durante a cerimónia, foi igualmente entregue um donativo da Kearney ao Departamento de Matemática do Técnico. Em representação e agradecimento, o contributo foi recebido por Maria do Rosário de Oliveira, que destacou: “Sendo uma das cadeiras mais exigentes do Técnico, Probabilidade e Estatística é um desafio que todos os docentes abraçam com dedicação.” A docente acrescentou que o donativo, no valor de 1200 euros, reforça o compromisso do departamento com a qualidade do ensino.