Diversas bolsas de doutoramento e workshops, um festival e até uma viagem de comboio entre universidades: estes são apenas alguns dos eventos que o programa Unite! já trouxe aos estudantes do Instituto Superior Técnico, desde o seu início em novembro de 2019. Este consórcio de nove universidades europeias inicia agora o projeto Unite!Widening, uma fase que começou em janeiro deste ano e que conta com a cocoordenação da Universidade de Lisboa (ULisboa) e da polaca Wrocław Tech. O arranque do projeto é acompanhado por um evento na Reitoria da ULisboa, a 2 de fevereiro, no qual será apresentada a contribuição da fase anterior, o Unite.H2020, e esta nova era para a cooperação entre universidades europeias, o Unite!Widening ele próprio.
O objetivo do Unite!Widening é fortalecer a Aliança Unite! aumentando a capacidade científica, tecnológica e de inovação do consórcio, aumentando sua excelência como grupo e individualmente, ampliando e expandindo as suas atividades, elevando o perfil de excelência dos países Widening (Portugal e Polónia, cocoordenadores desta fase) e implementando as políticas Widening à escala Europeia. Várias atividades iniciadas no projeto Unite.H2020 terão agora continuidade no projeto Unite!Widening, com este último focado em mitigar diferenças entre as regiões periféricas da UE e os países do centro europeu.
Ligadas ao Unite!Widening estão já previstas iniciativas como 14 bolsas de doutoramento associadas à Indústria e a criação de uma Academia de Formação Avançada em Ciência, Investigação e Inovação. Estas e outras dinâmicas serão anunciadas no evento de dia 2 de fevereiro, com a reunião de arranque a decorrer a 1 de fevereiro no Técnico.
O Unite! traz aos estudantes do Técnico, e de toda a ULisboa, diversas oportunidades de envolvimento com as várias instituições de ensino superior envolvidas neste consórcio:
- Aalto University (Finlândia);
- KTH Royal Institute of Technology (Suécia);
- Technical University of Darmstadt (Alemanha);
- Grenoble INP-UGA (França);
- Politecnico di Torino (Itália);
- Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha);
- Wrocław Tech (Polónia);
- Graz University of Technology (Áustria).
Em média, o Técnico tem um intercâmbio de cerca de 200 a 300 estudantes com parceiros da Unite! todos os anos.