Campus e Comunidade

Terceira edição do TEDxISTAlameda

Descobrir e manter o foco, foi este o desafio lançando pela organização do evento que trouxe até ao Técnico centenas de participantes.

O Instituto Superior Técnico recebeu pela terceira vez a conferência TEDxISTAlameda. Mais de 200 participantes puderam durante todo o dia de sábado, 8 de abril, assistir a uma troca de ideias, conceitos e experiências, que foram a palco pela voz dos mais variados especialistas e artistas, sempre revestidos de uma autenticidade e dinamismo que não deixou ninguém indiferente.

A edição de 2017 começou com um concerto dos “Les crazy coconuts”. Os ritmos pop que se misturavam com um sapateado frenético, animaram a audiência e imprimiram desde logo elevadas expectativas na audiência. “Começamos bem”, soltava um dos jovens participantes.

Seguiu-se Daniela Ribeiro que através da arte retrata o humanismo cientifico, uma corrente que ela própria criou.  “Tornei-me artista por não conseguir entrar no sistema. Foi a minha forma de me libertar”, confessa no início da sua intervenção. Começou por pintar tudo o que a inspirava, mas foi quando descobriu o telescópio espacial Hubble que percebeu que queria retratar o Universo.  Daí até chegar ao humanismo científico, bastaram várias conversas com investigadores da área. “O humanismo científico é o casamento entre duas realidades que nos parecem distantes”, explica Daniela.

Tendo como mote “o foco”, cada um dos convidados ia mostrando o seu. Os vários painéis abordaram temas tão distintos como a inteligência artificial e o yoga. A audiência era igualmente diversa: além de alunos, profissionais das mais diversas áreas, grupos de amigos e famílias completas.

Mistah Isaac foi um dos convidados que mais prendeu a plateia. DJ, produtor, poeta, compositor, junta vários estilos de música numa única melodia. Na sua apresentação não se ficou por meias palavras, falando do que o inspira e motiva e de onde realmente encontra o seu foco.  “Para mim o foco é o futuro”, frisou.

Beatriz Moreira, da comunicação do TEDx Alameda afirmou que a essência do evento está na “quantidade de coisas que este programa acrescenta, explorando coisas que estão para além da faculdade, para além do quotidiano ou dos pensamentos que temos regularmente. A diversidade de temas que explora é fascinante”.

Foi inspirada nesta diversidade que Vera Silva, voltou ao Técnico, onde estudou Engenharia do Ambiente, há 6 anos atrás. Veio à procura de uma inspiração para a mudança de carreira que pretende levar a cabo. “Quero perceber o que é que é feito, contactar com ideias novas, inspirar-me nesta diferença caraterística do TED”, afirma a engenheira. “Afinal é isso que este evento é: inspiração e sonho num pensamento sobre a atualidade e a realidade”, resume.