Xpand IT vence Prémio de Parceiro do Ano da Microsoft

A spin-off do Técnico foi distinguida em três categorias na edição deste ano do Microsoft Inspire.

A Xpand IT, a tecnológica portuguesa criada por alumni da Escola e que integra a Comunidade IST Spin-Off, venceu o prémio de Parceiro do Ano de Portugal na edição de 2021 dos Prémios Microsoft para Parceiros. A empresa foi reconhecida na categoria “Country Partner of the Year”, de entre um grupo de parceiros de topo, por demonstrar excelência na inovação e implementação de soluções de clientes baseadas na tecnologia Microsoft, fornecendo soluções e serviços excecionais em Portugal. A tecnológica foi distinguida ainda nas categorias “App Modernization Partner of the Year” e “Co-sell Microsoft”.

Os prémios Microsoft Partner of the Year reconhecem os parceiros da empresa nos vários países, que desenvolveram soluções excecionais baseadas em produtos Microsoft durante o ano anterior. Os galardões que detêm várias categorias foram entregues no decorrer de mais uma edição do Microsoft Inspire, um evento que promove a ligação à comunidade de parceiros. Os vencedores foram escolhidos a partir de um conjunto de mais de 4 400 nomeações submetidas em mais de 100 países de todo o mundo.

Em reação a esta distinção, Sérgio Viana, Partner & Digital Xperience Lead da Xpand IT frisou que a empresa “tem, desde há vários anos, uma relação próxima e de parceria com a Microsoft”.  “A cada ano que passa essa relação foi ficando mais estreita e abrangendo mais áreas, o que nos levou a este resultado – fruto de um trabalho tremendo de todas as equipas envolvidas, tanto da Xpand IT como da própria Microsoft”, complementou. De acordo com Sérgio Viana este é um “excelente reconhecimento e uma responsabilidade no que respeita aos objetivos a atingir em conjunto nos próximos anos”.

Esta não é a primeira vez que a spin-off do Técnico é distinguida pela Microsoft, uma vez que em 2020 arrecadou dois prémios atribuídos pela empresa, na área de Power Platform e Analytics, e tornou-se primeira empresa portuguesa a conquistar o reconhecimento da Microsoft na categoria de Modernização de Aplicações Web, uma especialização avançada de Microsoft Azure.

Em fevereiro deste ano, a tecnológica foi também eleita pela revista Exame como a “PME do ano”.

A Xpand IT nasceu no final de 2003 sob a orientação de dois antigos alunos do Técnico: Marco Oliveira e Pedro Gonçalves. Atualmente, a tecnológica tem uma forte presença em mais de 30 países, detendo mais de 340 clientes na área de serviços, e contando com uma equipa de mais de 300 experts. Além disso, é responsável pelo desenvolvimento de inúmeros produtos de software.

A empresa tem na sua estratégia de ação uma política de responsabilidade social muito forte, como bem o demonstra o programa de bolsas que de ano para ano apoia mais alunos da Escola.  No ano de 2020, a Xpand IT foi também uma das empresas que se aliou ao Técnico para apoiar a renovação dos laboratórios do Edifício Rede de Novas Licenciaturas (RNL).