Ciência e Tecnologia

Equipa de alunos do Técnico conquista prémio de mérito atribuído pela Vodafone com o projeto SmartMirror

O prémio de valor monetário foi atribuído pela Vodafone a alunos da unidade curricular de Redes Móveis e Sem Fios.

Dia 11 de maio foi a data escolhida para a realização da entrega do prémio de mérito Vodafone para os grupos de alunos inscritos na unidade curricular de Redes Móveis e Sem Fios do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) no ano letivo 2020/2021. A cerimónia de atribuição de prémios contou com um pitch final dos quatro melhores projetos e teve lugar no Anfiteatro VA1 do Pavilhão de Engenharia Civil. O projeto vencedor foi o SmartMirror, um espelho inteligente que ativava as suas funcionalidades através do reconhecimento facial.

O evento contou com a abertura do evento por parte do professor Pedro Amaral, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e vice-presidente para as Ligações Empresariais e Operações, que expressou os seus agradecimentos à Vodafone e admitiu como objetivo do Técnico “deixar que a sociedade seja parte do Técnico e que o Técnico seja parte da sociedade.” Seguiu-se uma intervenção do engenheiro Rui Gomes, em representação da Vodafone, que realçou a importância da existência de “pessoas que vejam os problemas do mundo e criem algo útil para a sociedade”.

A apresentação do quatro melhores projetos, apresentados pelos grupos de alunos selecionados tomou então conta do auditório. Fechapp foi a primeira proposta apresentada, com o desenvolvimento de uma aplicação que permitia aceder a várias fechaduras em simultâneo. Seguiu-se a apresentação do Mobile Air Quality Measurement with GPS Stamp, um projeto que permitia medir a qualidade do ar através de coordenadas GPS. SmartCOMF foi o terceiro pitch do dia e visava a criação de uma alternativa ao ar condicionado com a criação de um chão radiante, composto por segmentos de água, que permitia alcançar o conforto térmico, fazer o reaproveitamento de recursos, e permitir a redução de custos. Por último, seguiu-se a apresentação do SmartMirror, que consistia no reconhecimento facial da pessoa que se posicionava em frente a um espelho inteligente e que adicionava ao mesmo tempo diversos Widgets (elementos de interação gráfica) com uma saudação, as principais notícias do dia, em tempo real, e a previsão meteorológica.

De seguida o Júri reuniu-se para deliberar. O SmartMirror foi o projeto vencedor e conquistou um prémio de mérito no valor monetário de 1.310 euros. Foi feito ainda um donativo de 873 euros para a melhoria na qualidade do ensino, valor atribuído ao departamento ao qual reporta a unidade curricular em avaliação. O professor Luís Miguel Silveira, docente do DEEC e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) recebeu o donativo, em representação do departamento.

Também o presidente do Técnico, o professor Rogério Colaço esteve presente e fez o encerramento da cerimónia salientando que “Portugal não pode desperdiçar talento” e aproveitou a oportunidade para, igualmente, agradecer à Vodafone a sua contribuição nesta iniciativa.