Ciência e Tecnologia

Medalha Blaise Pascal em Física: Professor do Técnico distinguido pela Academia Europeia de Ciências

Luís Oliveira e Silva foi destacado pela sua contribuição na área da física de plasmas com destaque para a sua investigação pioneira em aceleradores a plasma.

A Academia das Ciências de Lisboa acolheu, no dia 30 de outubro, a cerimónia de entrega da Medalha Blaise Pascal em Física a Luís Oliveira e Silva, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e coordenador do Grupo de Lasers e Plasmas no Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN).

O prémio da Academia Europeia de Ciências (EURASC) “reconhece a sua notável contribuição na área da física de plasmas com destaque para a sua investigação pioneira em aceleradores a plasma e sobre as interações em cenários extremos de lasers e feixes de partículas com plasmas. Esta medalha sublinha a importância do seu contributo científico para o avanço da física de plasmas a nível global”, lê-se no comunicado difundido pela instituição europeia.

Ao longo da sua carreira de investigação, Luís Oliveira e Silva desempenhou um papel decisivo no desenvolvimento de aceleradores de plasma e no estudo de plasmas em condições extremas. Desde o seu regresso a Portugal, em 2001, estabeleceu uma equipa de investigação que posicionou o Técnico na linha da frente da investigação em física de plasmas. Além do impacto científico do seu trabalho, o investigador é amplamente reconhecido pela sua dedicação à formação de novas gerações de cientistas e à promoção da física em fóruns científicos internacionais​.

A Academia Europeia das Ciências salientou ainda a “dedicação inabalável ao avanço da física do plasma, aliada à sua investigação transformadora e liderança, que epitomizam o espírito de inovação e excelência celebrado pela Medalha Blaise Pascal em Física. O seu profundo impacto no campo sublinha o merecido reconhecimento como destinatário deste prestigiado prémio”.

Licenciado e doutorado pelo Instituto Superior Técnico, Luís Oliveira e Silva desenvolveu a sua atividade científica e académica na Universidade da California Los Angeles, no Técnico e na Universidade de Oxford. É Visiting Professor do Departamento de Física da Universidade de Oxford. Recebeu duas Advanced Grants do Conselho Europeu de Investigação (2010 e 2015), a distinção Jovem Cientista 2009 no Summer Davos do World Economic Forum, o Prémio Científico IBM em 2003 e o 2001 Abdus Salam International Center for Theoretical Physics Medal for Excellence in Nonlinear Plasma Physics by a Young Researcher.

É membro do World Economic Forum, e foi eleito para a Global Young Academy e fellow da American Physical Society e fellow da European Physical Society. É fellow da European Academy of Sciences e Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Foi condecorado como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República Portuguesa em 2016. Foi Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior Técnico entre 2013 e 2020.

A Medalha Blaise Pascal é atribuída anualmente a cientistas que se destacam pelo impacto das suas descobertas e inovações em múltiplas disciplinas científicas, como a Física, a Matemática, a Química e as Ciências da Engenharia. Entre os anteriores galardoados, inclui-se a Professora Anne L’Huillier, vencedora do Prémio Nobel da Física em 2023, que visitou o Técnico recentemente.

O prémio foi criado pela Academia Europeia de Ciências em 2003 com o objetivo de promover a excelência científica e homenagear investigadores cujos estudos impulsionam o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias que contribuem para o progresso científico e social. O nome do prémio é uma homenagem a Blaise Pascal, matemático e físico francês do século XVII, cujas contribuições em matemática, física e filosofia têm impacto duradouro na ciência e na tecnologia modernas​.