Uma sala do campus da Alameda repleta e onde já quase só havia espaço livre para o ecrã, o mesmo que transmitia uma imagem muito semelhante de um auditório também completo, mas de alunos do campus do Taguspark. Era este o cenário que esta quarta-feira, 15 de novembro, aguardava Jorge Graça, administrador executivo da NOS, em mais uma palestra do CIO@IST (Chief Information Officer), uma iniciativa que vai já na sétima sessão.
A capa da apresentação onde se podia ler em letras garrafais “ WhyNotNos” demonstrava bem a essência da palestra com que Jorge Graça iria presentear os alunos do Técnico. Num tom convicto, o administrador da NOS começou por explicar como é que a sua empresa vê o negócio à luz das modificações que se vão preconizando: “quero explicar-vos, antes de tudo, como é que nós olhamos para a frente tendo em conta as preferências que os nossos consumidores assumem hoje em dia, consumidores como vocês por exemplo”, afirmou. E foi nessa explicação que recaiu grande parte da apresentação, principalmente nas desvantagens destas novas preferências de consumo “a privacidade de que vocês de certa forma estão a abdicar ao consumir um vídeo no youtube não é uma questão trivial e eu gostaria de salientar isso”, destacou.
Jorge Graça abordou ainda as componentes de ação em que a NOS se desdobra, as prioridades em que se tem centrado a estratégia da empresa nos últimos anos, e ainda nos desafios que se impõem com o crescente peso da Inteligência Artificial. “Como microcosmos que somos estamos na frente de tudo o que está a acontecer”, frisou o administrador. Não terminou sem deixar a dica aos alunos de que “existe na empresa uma falta crónica de engenheiros e por isso contamos convosco daqui a uns anos”. “Especialistas em data science, arquitetura de sistemas e engenheiros de rede são recursos escassos e sempre bem-vindos às nossas equipas”, acrescentou ainda.