Vasco Guerra, membro do IPFN e professor do Departamento de Física do Técnico Lisboa, foi distinguido pela sua contribuição excecional para a modelização de plasmas frios produzidos em gases moleculares, como por exemplo a modelização cinética auto-consistente de plasmas de N2, O2, N2-O2 e Ar-O2 em condições de descarga e de pós-descarga, incluindo o forte acoplamento entre as cinéticas eletrónica e vibracional, juntamente com as cinéticas química e dos iões.
O Professor Guerra é membro sénior do Grupo de Eletrónica e Descargas em Gases do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, e Professor Associado do Departamento de Física.
O prémio William Crookes é atribuído a um investigador a meio da sua carreira (entre 10 e 20 anos depois do seu Doutoramento) que se considere que tenha contribuído de forma significativa para um ou mais tópicos científicos da Europhysics Conference on Atomic and Molecular Physics of Ionized Gases (ESCAMPIG).
O prémio será atribuído durante a ESCAMPIG 2016 em Bratislava, em associação com a comunicação plenária convidada do Professor Vasco Guerra nesta conferência.