Ciência e Tecnologia

Professor do Técnico ganha bolsa ERC Starting Grant no valor de 1,5 milhões de euros

Marco Piccardo, professor do Instituto Superior Técnico e investigador do INESC MN, vai liderar um projeto inovador que trará metamateriais à ciência do plasma.

Marco Piccardo, docente do Instituto Superior Técnico e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN), receberá uma bolsa European Research Council (ERC) Starting Grant para desenvolver o projeto “metaPower: Space-Time and Vectorial Meta-Optics for High-Power Structured Laser-Matter Interactions”. Os 1,5 milhões de euros permitirão à equipa liderada pelo investigador desenvolver o projeto, nos próximos cinco anos, no campo das interações laser-plasma de alta potência.

Os lasers de alta potência, a operarem à escala de tera e petawatts, são essenciais para a criação e controlo do plasma – um estado extremo da matéria – fundamental em vários processos relacionados com energia de fusão e aceleração de partículas, por exemplo

O controlo avançado de feixes de laser em potências tão elevados é ainda um desafio significativo na área da ciência e engenharia de plasmas. A abordagem do metaPower passa por desenvolver metasuperficíes de alta resistência a danos, uma nanotecnologia de ponta, em luz estruturada, para lasers de alta potência. A ideia é “moldar o plasma” através da utilização de “lasers estruturados” que servirão como “ferramentas de escultura”, explica Marco Piccardo. Desta forma, será possível “desbloquear um controlo sem precedentes sobre as interações laser-plasma”, o que permitirá explorar “novas possibilidades [nos campos da] energia de fusão, aceleração de partículas e fontes de radiação”, acrescenta.

A bolsa do European Research Council permitirá a Marco Piccardo concretizar “o sonho de unificar metasuperfícies e física de plasmas para abrir uma nova direção no campo” que trazia consigo quando há cerca de um ano se juntou ao Técnico e ao INESC MN. “Aliada à sala limpa do INESC MN e à “expertise em lasers e plasmas do GoLP (Grupo de Laseres e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear – IPFN) do Técnico”, a ERC permitirá “transformar esta visão em realidade” e “alcançar uma mudança de paradigma nas interações estruturadas de laser-matéria”, conclui.

Marco Piccardo é também Professor Visitante na Universidade de Harvard e já ganhou vários prémios, incluindo o recente reconhecimento como Jovem Cientista pela Academia Nacional de Ciências de Portugal, obtido durante o seu primeiro ano como docente em Portugal.

Em janeiro de 2024, Piccardo assinou com outros investigadores um trabalho de fotónica na revista Nature. No ano anterior, o investigador tinha liderado a descoberta de uma nova família de feixes de luz, cujo resultado foi publicado na revista Nature Photonics .

Na área da Inteligência artificial, André Martins recebeu uma ERC Consolidating Grant em 2023. Em 2022 Vitor Cardoso conquistou a sua terceira ERC, para estudar buracos Negros, e Frederico Fiuza regressou ao Técnico para desenvolver o XPACE também com financiamento do Conselho Europeu de Investigação. No ano de 2016, Patrícia Gonçalves recebeu uma ERC Starting Grant para o seu trabalho sobre limites hidrodinâmicos e flutuações de equilíbrio e Luís Oliveira e Silva conseguiu a sua segunda ERC Advanced Grant, tendo sido o primeiro português a alcançar este feito. No campo da computação em núvem, Rodrigo Rodrigues propôs-se em 2012 a endereçar problemas que ainda não tinham sido pensados de forma sistemática o que lhe valeu uma ERC starting Grant.