Robôs do ISR cativam Presidente do Parlamento Europeu

O Instituto de Sistemas e Robótica foi um dos locais contemplados na agenda de Antonio Tajani na visita oficial a Portugal.

O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, aproveitou a sua visita oficial a Portugal, para conhecer, esta quinta-feira, 27 de setembro, o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) e alguns dos projetos de investigação levados a cabo no centro de investigação. Recebido pelo presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira, Antonio Tajani foi conduzido pelo ISR através do conhecimento e da experiência da professora Isabel Ribeiro. “No nosso centro são desenvolvidas atividades de investigação multidisciplinar avançada nas áreas da Robótica e Processamento de Informação”, ia explicando a docente do Técnico ao longo do percurso. A missão, o número de investigadores que compõem os grupos de trabalho que o ISR se desdobra, o tipo de atividades em que se envolvem de “modo a ter um contacto cada vez mais ativo e permanente com a sociedade” foram alguns dos detalhes partilhados com o presidente do Parlamento Europeu.

O momento alto da visita foi, porém, quando Antonio Tajani contactou com alguns dos projetos desenvolvidos, nomeadamente o iCub e o Vizzy. Este último conseguiu cativar de forma especial o presidente do Parlamento Europeu, primeiro pelo aperto de mão com que o recebeu e depois pelo aspeto visual e pelas funcionalidades e objetivos que lhe estão inerentes. Antonio Tajani fez ainda questão de jogar alguns dos jogos desenvolvidos pelo ISR para incentivar e monitorizar a atividade física em idosos. Apesar do pouco tempo que dispunha dada a preenchida agenda para os dois dias que vai estar em visita oficial a Portugal, o presidente do Parlamento Europeu fez questão de procurar respostas para as dúvidas que lhe iam surgindo no decorrer das explicações, demonstrando um real interesse nos projetos que lhe foram sendo apresentados.