Candidaturas

Unite! Widening: Candidaturas abertas a bolsas de investigação para doutorandos

Programa disponibiliza sete bolsas para estudantes com projetos em áreas estratégicas e colaboração internacional. Candidaturas decorrem até 26 de julho.

Estão abertas, até dia 26 de julho de 2025, as candidaturas a sete Bolsas de Doutoramento atribuídas pela Universidade de Lisboa (ULisboa), no âmbito do projeto europeu Unite! Widening, da qual o Instituto Superior Técnico é parte integrante. A iniciativa insere-se na Escola Doutoral Unite! Widening e pretende apoiar estudantes de doutoramento com projetos de investigação em áreas estratégicas que envolvam colaboração internacional e em contexto empresarial.

As bolsas destinam-se a estudantes com grau de mestre nas áreas das Ciências e Tecnologia, inscritos num doutoramento ou num curso não conferente de grau académico, integrados na ULisboa ou em qualquer uma das suas Escolas. Os projetos submetidos deverão enquadrar-se numa das quatro áreas estratégicas definidas pelo projeto:

  • Saúde e Biotecnologia
  • Sustentabilidade Urbana e de Recursos
  • Economia Circular e Materiais
  • Tecnologias Digitais e Autónomas

O processo de seleção terá em conta a relevância e inovação do projeto, a cooperação científica internacional, a articulação com a indústria, bem como o percurso e motivação do candidato. Cada candidatura será avaliada por um júri, com base numa grelha de critérios ponderados.

A bolsa, em regime de dedicação exclusiva, tem início previsto a 1 de outubro de 2025 e duração inicial de 12 meses, podendo ser renovada até ao limite máximo de 36 meses ou até 31 de dezembro de 2028. As candidaturas devem ser enviadas por email para candidaturas.rh@reitoria.ulisboa.pt, acompanhadas da documentação exigida no edital de candidatura.

O projeto Unite! Widening, coordenado por Fátima Montemor, professora e investigadora do Instituto Superior Técnico, é um spin-off da Aliança Unite! – uma das alianças universitárias europeias financiadas pela Comissão Europeia – que integra 9 instituições de ensino superior de referência nas áreas da Engenharia, Ciência e Tecnologia.

Mais infomações.