Data: 6 de junho
Hora: 16h45
Local: Grande Auditório 5 (GA5), Campus Alameda, Pavilhão Central
Participar: mediante Inscrição (gratuita)
Conhecer os mestrados do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente do Técnico, os professores, os estudantes e todas as oportunidades que se abrem quando se vem estudar para o Técnico.
Esta mastertalk está integrada no Dia dos Mestrados do Técnico, que se realiza entre as 17h e as 20h, no Pavilhão Central, campus Alameda.
Programa:
16h45 | Abertura de portas
17h00 | Palestra: João Ramôa Correia (30min + questões)
18h00 | Conhecer os cursos com estudantes, professores e oportunidades (apoios, bolsas, internacionalização)
19h00 | Fim do evento
Palestra:
Os compósitos de fibra-polímero (FRP), utilizados há várias décadas em diversas indústrias (aeroespacial, automóvel, naval), têm um elevado potencial para serem utilizados também em aplicações da Engenharia Civil, devido à sua leveza, elevada resistência e não corrosibilidade. Contudo, existem alguns desafios associados à sua utilização, como a reduzida ductilidade, o comportamento a temperatura elevada em situação de incêndio, e o impacte ambiental. Na primeira parte desta palestra, será apresentada uma visão geral dos compósitos FRP para aplicações da Engenharia Civil, incluindo os materiais constituintes, as formas estruturais e as principais aplicações. Na segunda parte da palestra, apresentam-se alguns dos projectos de investigação desenvolvidos no Técnico, quer os de cariz mais fundamental, quer os mais aplicados, incluindo algumas das primeiras pontes em compósitos FRP construídas em Portugal.
João Ramôa Correia nasceu em 1978, em Lisboa. É Professor Catedrático de Engenharia Civil no Técnico, onde coordena um grupo de investigação (CORE) sobre materiais compósitos de fibra-polímero (FRP) que se tem especializado em diferentes aspectos do comportamento de compósitos FRP, como a reposta mecânica e estrutural, a tecnologia de ligações, o comportamento ao fogo, a durabilidade e a sustentabilidade. Orientou 20 alunos de doutoramento, 100 alunos de mestrado e publicou cerca de 200 artigos científicos. É Editor Associado do Journal of Composites for Construction (ASCE) e membro do Conselho Editorial das revistas Composite Structures e Fire Safety Journal. Entre 2018 e 2022, coordenou o Project Team WG4.T2 do CEN TC250, que desenvolveu a Especificação Técnica CEN/TS 19101:2022 (futuro Eurocódigo) para o dimensionamento de estruturas em compósitos. Recebeu o IABSE Prize (2012), atribuído pela International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE), e o IIFC Distinguished Young Researcher Award (2016) e o IIFC President’s Award (2023), atribuídos pelo International Institute for FRP in Construction (IIFC).
Mestrados do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente:
Mestrado Integrado em Arquitetura
Mestrado em Engenharia Civil
Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo
Mestrado em Sistemas de Transportes
Mestrado em Engenharia do Ambiente
Mais sobre as MasterTalks:
Da Engenharia à Arquitetura, de Aeroespacial à Bioengenharia, da Física Tecnológica a Civil, da Eletrónica à Química, dos Recursos Naturais à Informática, da Gestão às Tecnologias Nucleares, passando pela Matemática, no Instituto Superior Técnico há 33 mestrados à tua espera.
Todos os meses, podes vir conhecer os professores, projetos de estudantes e todas as oportunidades que há para quem estuda connosco. Sempre às quintas feiras, às 17h15, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.