A Sala de Reuniões do Pavilhão Central do campus Alameda do Instituto Superior Técnico acolheu, a 29 de abril, a assinatura de quatro contratos das Bolsas de Estudo Ward Analytics, financiadas pela empresa criada por Luís Parra, antigo estudante da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Técnico.
Ainda durante o seu 3.º ano de cruso, Luís Parra criou a sua própria empresa. Antes disso passou “pelas mesmas dificuldades” dos estudantes que agora apoia. “Vim de Vila Real de Santo António, ganhei algumas bolsas que foi o que me manteve à tona”, relembra o fundador da Ward Analytics. Aos ainda estudantes de licenciatura lembrou que “o progresso leva tempo, mas também não sabem quanto têm”.
A importância para o Técnico deste tipo de iniciativas foi lembrada pelo presidente do Técnico, Rogério Colaço que referiu haver perto de “1000 alunos que precisam de ajuda para continuar os estudos” e, dentro deste grupo, uma “franja de alunos que não são abrangidos pelos serviços de ação social”. Como boa notícia, o dirigente apontou que “estas iniciativas têm vindo a acelerar um bocadinho” por se tratarem de “um processo de feedback positivo”.
Duarte Pereira, estudante da licenciatura em Engenharia Aeroespacial, depois de “agradecer esta ajuda” comprometeu-se a fazer o mesmo quando chegasse a sua vez, garantindo que disso também dependeria a sua “felicidade”.
“Olhar para os problemas, pegar neles e andar para a frente”, é a receita que Frederico Castro, aluno da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, tem seguido num caminho que já o trouxe até ao Técnico e que quer continuar para “puxar a nossa sociedade para a frente”. Martim Vicente, estudante da licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores, mencionou a “segurança” proporcionada por este apoio que “retira ansiedade” ao percurso. Foi também contemplado com a bolsa, Vicente Rasteiro, estudante de Matemática Aplicada e Computação que não pôde comparecer à cerimónia.
Lina Oliveira, professora do Técnico e coordenadora da licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, agradeceu a Luís Parra “este bocadinho de liberdade que está a dar às pessoas” e Gonçalo Oliveira, Vice-Presidente para a ligação à Sociedade do Departamento de Matemática, frisou “a consciência social que [os bolseiros] demonstraram que o Luís teve”. O Presidente do Departamento de Mecânica, Paulo Fernandes, por seu turno, lembrou que “a formação superior é o que faz andar um país para a frente”.
Também presentes estiveram o coordenador licenciatura em Engenharia Aeroespacial João Melo de Sousa, o Vice Presidente para o Ensino do Departamento de Engenharia Informática Daniel Gonçalves, o coordenador da licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores António Leitão, o presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Nuno Horta e o coordenador da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Paulo Correia.