Sete estudantes do Instituto Superior Técnico foram premiados na primeira edição do TecInnov Santander Innovators’ Challenge, ao proporem duas iniciativas de melhoria dos espaços comuns nos campi. Em causa estão duas propostas – uma sugere a implementação de mobiliário urbano modular e outra ambiciona uma revitalização de uma área verde no campus Alameda.
Recharge Energy é um projeto desenvolvido por João Bettencourt e Stefany da Silva, estudantes do Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo e do Mestrado Integrado em Arquitetura, respetivamente. A equipa propõe a implementação de um sistema modular de mobiliário urbano sustentável para espaços exteriores do Técnico. A solução inclui uma estrutura base central que permite a configuração flexível de elementos como bancos adaptáveis, mesas exteriores e postes multifuncionais com alimentação de energia. Financiado pelo prémio em 7500 euros, o projeto visa transformar os espaços exteriores dos campi em zonas mais confortáveis, ecológicas e tecnologicamente equipadas, promovendo o convívio, o estudo ao ar livre e a consciencialização ambiental.
Premiada no valor de 4300 euros, Plano Integrado de Valorização do Jardim Sustentável é uma iniciativa de Diogo Santos, Diana Chivato, Francisca Carvalho, Francisco Castro e João Camões, estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura. Esta proposta ambiciona a revitalização de um espaço verde no campus Alameda, transformando-o num jardim acessível e sustentável, com percurso pedonal, áreas de descanso e vegetação autóctone. O projeto destaca-se pelo enfoque na inclusão da comunidade académica, que será convidada a participar na co-criação de um banco em taipa, um material natural e sustentável. O projeto pretende reforçar a ligação entre o Técnico e a cidade, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade e a participação ativa da comunidade na melhoria do campus.
Na primeira edição deste prémio, a Fundação Santander lançou um conjunto de desafios estratégicos centrados na sustentabilidade no ensino superior. Entre os temas propostos destacam-se a reabilitação de edifícios, instalações de arte sustentável, tecnologias inovadoras para gestão de recursos, infraestruturas de mobilidade e edifícios de consumo energético nulo. No âmbito do concurso foram apresentadas 14 candidaturas.
O júri do concurso foi composto por Miguel Amado, vice-presidente do Técnico para a Sustentabilidade e Infraestruturas, Paulo Ferrão, responsável pela Iniciativa em Energia do Técnico, Rosalina Castro, responsável pelo Núcleo de Sustentabilidade do Técnico, Pedro Andrade, SponsorShip Manager da Fundação Santander, e Francisca Matias, Entrepreneurial Manager da mesma instituição.
O TecInnov é um concurso de apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras que visa promover a valorização do conhecimento gerado no Técnico. Através deste programa, pretende-se estimular a comunidade académica a transformar competências técnicas em soluções com impacto económico, social e ambiental.