Fundação Santander premeia estudantes e grupos do Técnico

A Fundação Santander premiou esta terça-feira, dia 28 de março, estudantes e grupos do Instituto Superior Técnico, com a atribuição de várias bolsas.

Estudantes, núcleos de estudantes, professores e investigadores dividiram as dezenas de apoios entregues pela Fundação Santander à comunidade do Instituto Superior Técnico, numa cerimónia que se realizou no dia 28 de março, no campus Alameda.

O Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, começou por classificar a parceria com o Santander como “longa e profunda” e com “um elevado significado”. Rogério Colaço fez ainda questão de referir todo o apoio prestado pelo Santander durante a pandemia, nomeadamente na elaboração de kits.

Pelo lado do Santander, o engenheiro Marcos Ribeiro realçou que a “cerimónia é muito importante porque marca o trabalho conjunto” que tem sido feito.

As primeiras bolsas que foram abordadas nesta sessão foram as Bolsas PAX-IAX, destinadas a apoiar as licenças sabáticas parciais de professores e investigadores auxiliares do Técnico durante o seu período experimental. O professor João Ramôa Correia, coordenador do Programa de Mentoring do Técnico, realçou a importância destas bolsas no arranque da carreira dos docentes. Fábio Fernandes, professor do Departamento de Bioengenharia, vincou também essa importância e partilhou a sua experiência pessoal na Universidade de Praga.

De seguida, foram apresentadas as Bolsas Santander Futuro e Bolsas Técnico-Santander Educação. As Bolsas Santander Futuro destinam-se a apoiar estudantes do 1.º e 2.º ciclo de estudos, com dificuldades financeiras e bom desempenho académico. Foram atribuídas 35 destas bolsas, no valor de mil euros cada, estando a ser preparado o lançamento de mais onze Bolsas Técnico-Santander Educação, no valor de três mil euros, também destinadas a estudantes com necessidades socioeconómicas e elevado rendimento académico. Após a apresentação destas Bolsas houve testemunhos de três estudantes.

Seguiu-se a apresentação das Bolsas Santander Erasmus, de mil euros cada cada (atribuídas a doze estudantes), que se destinam a incentivar a mobilidade Erasmus de estudantes com limitações económicas. Ainda no contexto da mobilidade de estudantes, foram também apresentadas as Bolsas Técnico-Santander Mobilidade, no valor de dois mil e quinhentos euros cada, que pretendem apoiar estudantes que pretendam realizar uma mobilidade ibero-americana.

A parte final da cerimónia ficou reservada para a apresentação do programa TecInnov, que visa apoiar a inovação e empreendedorismo e que permite o desenvolvimento de projetos tecnológicos por parte dos núcleos de estudantes do Técnico e a sua participação em competições internacionais.

Nesta cerimónia foram distinguidos os projetos apoiados no ano de 2022 e na edição de 2023. No ano de 2022 foram vencedores desta iniciativa os núcleos AeroTéc com o projeto Olissipo Air Team, o PSEM com o projeto de Sustentabilidade Energética Móvel, o TLMoto com a competição em Imola (Itália), o Técnico Solar Boat com participação em várias competições internacionais nesse ano e o Formula Student Lisboa com a participação nas competições Formula Student 2022. Em 2023 foram apoiados o AeroTéc com o projeto RED – Rocket Experiment Divison e a participação na EuRoC 2023, o Formula Student Lisboa, o GameDev Técnico e a sua participação no Nordic Game Jam, a JUNITEC com a participação no CrowdCast, o PSEM com o projeto de Sustentabilidade Energética Móvel, a TLMoto com o projeto TLM04e e o Técnico Solar Boat com a sua participação em competições internacionais de embarcações movidas a energia solar e/ou hidrogénio e autónomas.

No encerramento da sessão a Vice-Presidente do Técnico para a Gestão Financeira, professora Isabel Dias, fez questão de frisar que “este é um momento de celebração do nosso protocolo”, destacando também os muitos núcleos de estudantes que pertencem à comunidade Técnico.

Ver galeria fotográfica do evento.