Integração da Brisa na Rede de Parceiros do Técnico traz novos benefícios aos estudantes

Grupo empresarial português é o 26.º membro da Rede e colaborará na criação de bolsas, prémios de mérito e outras atividades do Técnico.

A assinatura do protocolo foi feita na tarde de 22 de março – a partir daí, a Brisa tornou-se o 26.º membro da Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico, dando entrada neste consórcio como ‘membro GOLD’. A cerimónia contou com representantes das duas entidades, tendo decorrido no Museu de Civil, no campus Alameda do Técnico.

O protocolo celebrado entre o Técnico e a Brisa prevê uma colaboração em duas dimensões. No domínio das ‘atividades de proximidade e desenvolvimento de talentos’, a Brisa estará envolvida na criação de um prémio de mérito (cuja área será definida no arranque da parceria), numa atividade de aproximação aos talentos e ainda nas semanas de carreiras temáticas organizadas pelos Núcleos de Estudantes (MecanIST e Jornadas de Engenharia Civil) e pela Associação de Estudantes do Técnico (JobShop).

Por outro lado, no campo da ‘aceleração de inovação’, a parceria envolverá a organização de uma iniciativa de Investigação-Indústria, o lançamento de uma edição anual do concurso de ideias inovadoras TecInnov, o desenvolvimento de projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) e a criação de bolsas de estudo para estudantes de mestrado e doutoramento.

Para Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, este foi um “momento simbólico do Técnico, que marca mais uma ligação de parceria estratégica com o tecido económico português”. O docente explicou que, para si, “a parceria é um especial orgulho”, tendo “quase [sido] auto-alimentada pelas ideias e necessidades de parte a parte”. “Fiquei contente em perceber o alinhamento estratégico entre o Técnico e a Brisa”, assumiu ainda.

O presidente da Comissão Executiva do Grupo Brisa, António Pires de Lima, não poupou agradecimentos ao Técnico, instituição que já ‘deu’ quatro presidentes à empresa. “Este protocolo é muito relevante e muito importante para a Brisa, desde logo porque esta deve muito ao Técnico”, explicou. O grupo empresarial com mais de 50 anos “tem aproveitado bem o talento que o Técnico produz como instituição de referência na Engenharia portuguesa”, na medida em que já incorporou “milhares de engenheiros formados no Técnico” que, no seu entender, “têm contribuído de uma forma determinante” para as atividades da empresa.

A iniciativa está já a dar frutos – a 18 de abril, o campus Taguspark irá acolher o workshop “Técnico-Brisa” que, segundo Pedro Amaral, marca “uma nova fase da investigação e empreendedorismo”. O evento incidirá sobre áreas como mobilidade, tecnologia, infraestruturas e sua reabilitação, inteligência artificial e energia, procurando analisar os atuais desafios da Brisa e a reação da Escola a estes, apresentando novas soluções ao mercado.

Fotogaleria.