Mais 13 docentes do Técnico tomaram posse nas novas categorias de carreira

A cerimónia teve lugar no Anfiteatro Abreu Faro, esta quinta-feira, e contou com a presença dos vários presidentes de departamento.

De forma a complementar a tomada de posse do passado mês de setembro, realizou-se esta quinta-feira, 22 de outubro, mais uma cerimónia que celebrou e oficializou a promoção de 13 professores do Técnico que assumem funções em novas categorias de carreira. O evento que teve como palco o Anfiteatro Abreu Faro, contou com a participação do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, do vice-presidente do Conselho Científico (CC), professor Rodrigo Rodrigues, a presidente do Conselho Pedagógico (CP), professora Raquel Aires Barros, e da vice-presidente para a Gestão Administrativa, professora Helena Ramos. Outros membros do Conselho de Gestão fizeram questão de marcar presença, assim como os presidentes dos vários departamentos a que pertencem os docentes empossados.

Caberia à presidente do CP proferir as primeiras palavras do evento, endereçando as suas felicitações aos docentes. “Penso que devem estar orgulhosos com esta promoção. Agora seguem-se uma série de desafios importantes e para os quais vocês podem e devem contribuir”, começava por referir a professora Raquel Aires Barros. Lembrando os desafios que a pandemia trouxe ao ensino da escola, e destacando a reação do Técnico que tem tentado gerir da melhor forma todas as dificuldades, a docente desafiava os docentes a aliar-se neste esforço e construção do futuro. “Para o ano temos um novo desafio, a implementação do MEPP [Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas], e a vossa contribuição será também muito importante”.

Também o professor Rodrigo Rodrigues fez questão de deixar uma mensagem de felicitações aos docentes, salientando que no “Conselho Científico temos trabalhado no sentido de poder abrir concursos sempre que o mérito do docente e investigador assim o justifique. Este é o caminho que achamos que devemos percorrer e tentar alcançar sempre”, salientou. “A vossa presença aqui significa que estão a ser dados os passos certos nessa direção. Queria também pedir a vossa ajuda e contributo para que agora que vão subindo na carreira, e adquirindo mais responsabilidades, ajudem outros docentes e investigadores mais jovens a fazer este caminho”, adicionou.

O professor Rogério Colaço encerraria a sessão repetindo uma ideia que já tinha expressado na anterior cerimónia:“O Técnico tem os melhores alunos do país o que nos dá aqui uma responsabilidade acrescida, mas felizmente também contamos com os melhores professores do país”. Agradecendo em nome do Técnico o contributo dado pelos docentes, o presidente desejava um futuro ainda mais promissor a cada um dos presentes.

Do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) tomaram posse como professores associados: António Grilo, Marko Beko, Paulo Flores, Paulo Lobato Correia e Nuno Roma.

Os docentes Alfredo Ferreira Júnior e Carlos Martinho tomaram posse como novos professores associados do Departamento de Engenharia Informática (DEI).

O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) tem como novos professores associados: Paulo Peças e Susana Vieira.

As docentes Maria do Rosário Silva e Teresa Marques Diogo assinariam contrato como novas professoras associadas do Departamento de Matemática (DM).

Como novos professores catedráticos do Técnico tomaram posse os docentes: Isabel Marrucho Ferreira (Departamento de Engenharia Química- DEQ) e Pedro Resende (DM).