MasterTalk do Técnico – Construir um mundo melhor com a Engenharia Civil

A MasterTalk afeta ao Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente foi dirigida por João Ramôa Correia.

Planeamento urbano, transportes, geotecnia, hidráulica e recursos hídricos, construção, reabilitação de estruturas, redes de comunicação… estas são apenas algumas das áreas cujas portas se abrem aos estudantes do Instituto Superior Técnico que ingressam na área da Engenharia Civil. Quem o diz é João Ramôa Correia, docente que conduziu a MasterTalk de 6 de junho, afeta ao Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente, no auditório GA5 do Pavilhão Central do campus Alameda. A sessão integrou-se no Dia dos Mestrados do Técnico, realizado na mesma tarde.

A par das áreas já referidas, a resposta que os engenheiros civis podem dar aos riscos naturais e a adaptação às alterações climáticas foram também pontos em destaque na palestra. A título de exemplo, o docente partilhou um vídeo de um teste realizado no Técnico, no qual uma estrutura foi colocada numa plataforma oscilante para testar a sua capacidade de resistência à ação sísmica.

O evento incluiu ainda uma introdução ao universo dos compósitos – materiais utilizados na construção desde a década de 60 (com um dos exemplos mais famosos na Monsanto House of the Future), produzidos a partir da junção de vários constituintes, obtendo-se novas propriedades.

João Ramôa Correia partilhou ainda estatísticas referentes ao departamento, enunciando os laboratórios que o integram e destacando a diversidade de percursos encontrada nos estudantes de mestrado e doutoramento, muitos dos quais inseridos em programas internacionais. O essencial, na sua opinião, para prosseguir os estudos no ramo da engenharia civil reside “na motivação que cada um traz para explorar a sua área de interesse”.

“Foi bom refletir sobre a oferta do nosso departamento e sobre quais são os pontos de interesse dos seus mestrados”, comentou o docente no fim da palestra. “É importante que os alunos – sobretudo aqueles que têm dúvidas sobre o curso com que querem prosseguir para o mestrado – venham a estes eventos, uma vez que estas sessões ajudam a fazer uma escolha mais informada”, defendeu.

Foi a curiosidade por saber aquilo que se faz nas diferentes áreas do Técnico que trouxe Inês Gonçalves, aluna do Mestrado em Engenharia do Ambiente, a esta MasterTalk. “Foi muito útil”, partilhou, uma vez que “[ficou] a conhecer um pouco mais sobre os laboratórios e áreas de pesquisa deste departamento”. Mostrando-se interessada em “ver as conquistas de outros estudantes e os prémios que receberam”, a estudante considera que “a engenharia civil está também ligada à engenharia do ambiente – se queremos um futuro sustentável, acho impossível ir para uma área de pesquisa que não esteja, de uma forma ou de outra, ligada à engenharia civil”.

A nível do 2.º ciclo, a oferta formativa do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente abarca o Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo, o Mestrado em Engenharia Civil, o Mestrado em Engenharia do Ambiente, o Mestrado em Engenharia de Sistemas de Transportes e o Mestrado Integrado em Arquitetura.

Fechando o ciclo de MasterTalks do ano letivo 2023/2024, a última sessão está agendada para o dia 3 de julho, sendo conduzida por Vítor Cardoso.