Campus e Comunidade

Novo núcleo de estudantes quer aproximar o Técnico da ferrovia e desafiar estudantes a ‘inovar’ sobre carris

ISTrain aposta também na formação em engenharia ferroviária e na ligação à indústria.

O Núcleo de Estudantes ISTrain é um dos mais recentes projetos dinamizados por estudantes do Instituto Superior Técnico. Com o objetivo de aproximar o setor ferroviário da academia, o projeto procura envolver estudantes de diferentes áreas de engenharia num desafio comum: promover a mobilidade sustentável e preparar futuras gerações de engenheiros com competências aplicadas à ferrovia.

A origem do núcleo remonta a um desafio lançado por Hugo Magalhães, professor do Técnico, que incentivou um grupo de alunos a representar a Escola na IMechE Railway Challenge, uma competição anual organizada no Reino Unido e dedicada à inovação no setor ferroviário. “O ISTrain é uma oportunidade única para os estudantes do Técnico desenvolverem conhecimentos e competências tipicamente necessárias numa competição internacional que são muito valorizadas no mercado de trabalho”, sublinha Hugo Magalhães.

Entre os principais objetivos do ISTrain está o desenvolvimento de um protótipo de locomotiva para competição. A equipa encontra-se atualmente à procura de um espaço para iniciar a produção, sublinhando que “a necessidade de carris à escala para testes tem-se revelado um dos principais desafios logísticos”.

No seu site oficial, a equipa do ISTrain defende que “o futuro da mobilidade sustentável encontra-se sobre carris e que a inovação em Portugal e no mundo começa nas universidades e através dos estudantes, procurando, nas suas iniciativas, complementar a formação académica com a experiência prática em sistemas ferroviários”.

Para reforçar a ligação à comunidade académica e ao setor, o ISTrain está a organizar um dia aberto previsto para setembro, onde será apresentado o trabalho desenvolvido até ao momento. O evento contará com palestras e a participação de empresas parceiras, com o convite a toda a comunidade para assistir à apresentação do projeto.

O núcleo integra ainda o projeto multidisciplinar CAPSTONE Helianto, que envolve nove temas de mestrado com o objetivo comum de desenvolver um comboio movido a energia solar. Os projetos CAPSTONE constituem-se como uma modalidade de dissertação de mestrado promovida pelo Técnico, centrada na resolução de desafios reais propostos por empresas, instituições ou núcleos de estudantes.

Outro dos objetivos defendidos pela equipa passa por “colocar o nome da universidade no mundo ferroviário e do transporte, não só pelo conhecimento gerado, mas também pela conquista de troféus”.