Projetos dos Núcleos de Estudantes invadem instalações da Novabase

Durante a tarde desta quarta-feira, a sede da Novabase acolheu uma mostra de vários projetos de alunos do Técnico que capturaram a atenção dos funcionários da multinacional.

Esta quarta-feira, 18 de abril, não foi um dia comum na sede da multinacional Novabase. O motivo? A presença das bancas dos cinco Núcleos de Estudantes do Técnico na empresa e a que ninguém ficou indiferente. Os adereços, as camisolas identificativas ou simplesmente o sorriso aliciante de quem quer partilhar engenharia e ciência tornaram as pausas para o almoço um bocadinho mais extensas, fizeram com que os regressos das reuniões se prolongassem, e tornaram a receção da empresa mais agitada que o habitual.

Depois do dia Novabase@Técnico em que vários representantes da multinacional invadiram o Campus Alameda com várias atividades dedicadas aos estudantes, a empresa lançou o repto de inverterem os papéis. Foi então a vez da Área de Transferência de Tecnologia convidar os Núcleos para o desafio, tendo o Projeto Formula Student (FSTLisboa), o Técnico Solar Boat, o AeroTéc – Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial, o Projeto de Sustentabilidade Energética Móvel (PSEM) e o Projeto Física Sobre Rodas acedido prontamente ao mesmo.

Agradecendo a disponibilidade dos Núcleos para esta “movimentação um pouco distinta do habitual”, num pequeno discurso o professor Luís Caldas de Oliveira, vice-presidente do Técnico para o Empreendedorismo e as Ligações Empresariais, explicava que esta iniciativa reflete o fortalecimento entre a Escola e multinacional: “Estarmos aqui hoje é , sem dúvida alguma, uma forma de demonstrar o apoio e a importância que a Novabase tem para o Técnico, é uma forma de mostrar a um importante parceiro aquilo que os nossos alunos fazem”. Enaltecendo que é no seguimento  “desta partilha de experiências” que se fortalecem laços, o professor Luís Caldas de Oliveira partilhou o desejo que no final do dia “os funcionários levem a nossa dinâmica para casa,  e falem aos seus filhos sobre o quão fantásticos são os nossos alunos e as atividades que promovem”.

Também Célia Vieira, Neotalent Executive Director da Novabase, fez questão de dizer algumas palavras elogiosas sobre a iniciativa: “faz todo o sentido o Técnico estar aqui representado hoje, com tanto talento”, frisou. Referindo a forte e duradora relação entre as duas entidades, vincou “a influência muito significativa que o Técnico tem nos projetos e no ADN da Novabase”. “É cada vez mais importante esta aproximação das empresas e o conhecimento científico”, acrescentou ainda.

De forma diferenciada, os projetos iam agarrando atenções de quem entrava ou estava de saída, mas, entretanto, lá teve que ceder à curiosidade e adiar a mesma por mais um pouco. Junto ao Projeto Física Sobre Rodas houve até quem quisesse levar um choque duplo várias vezes através de uma bola de plasma. Rapidamente se passava a outra experiência, e a mais uma, que além da surpresa despoletavam gargalhadas. “Tem sido muito giro, não estávamos à espera desta receção, especialmente por se tratar de um ambiente profissional”, frisa uma das representantes do projeto, Ana Sofia Ramalhete. Além da divulgação do trabalho feito, vislumbraram nesta atividade a hipótese de “conhecer uma grande e conceituada empresa, um hipotético local de trabalho futuro, e quem sabe um futuro patrocinador do nosso projeto”, explicou a aluna do Técnico. “Levamos um balanço extramente positivo: conseguimos fazer as pessoas rirem, despertar curiosidades, tornar a hora de almoço deles diferente e dar a conhecer um pouco do Técnico”, colmata de seguida a aluna.