As cadeiras colocadas inicialmente no Salão Nobre tiveram que se multiplicar dado a adesão registada esta terça-feira, 2 de outubro, em mais uma sessão das Técnico Career Sessions. Perante uma vasta e atenta audiência o vice-presidente do Técnico para o Empreendedorismo e Ligações Empresariais, o professor Luís Caldas de Oliveira, conduziu a informativa e dinâmica sessão, explicando a importância do programa Career Discovery@Técnico e da adesão dos alunos às iniciativas que integram o mesmo. Do outro lado a reação nunca foi passiva: os alunos iam tirando notas, partilhando experiências passadas e marcando na agenda aquilo que não podem perder.
“O Career Discovery@Técnico é a resposta da nossa escola às mudanças do mercado de trabalho, é uma maneira de vos ajudar a preparar e a enfrentar essas mudanças”, começava por frisar o professor Luís Caldas de Oliveira. Explicando que o planeamento de uma carreira de sucesso tem que começar cedo e exige a aquisição de determinadas competências que “vão muito além das matérias estudadas”, o vice-presidente do Técnico partilhou as etapas e estratégias a seguir na procura de oportunidades profissionais: “É preciso que vocês saibam escolher: avaliar gostos e competências, imaginar o futuro e definir objetivos”, assinalava. As particularidades dos processos de recrutamento, as caraterísticas mais valorizadas pelos recrutadores, e as valências apreciadas pelos mesmos na contratação de alunos do Técnico ocuparam grande parte da apresentação do docente.
À medida que o relógio avançava o professor Luís Caldas de Oliveira conseguia demonstrar o valor que os alunos do 2º ciclo devem atribuir às oportunidades disponibilizadas pelo Técnico para que partam para essa nova etapa com a melhor preparação possível. “Vocês têm que contar ao recrutador uma história que demonstre as vossas competências e essa história é feita de todas as vossas experiências dentro e fora do Técnico”, reiterava ainda antes de elencar as iniciativas que compõem o programa Career Discovery@Técnico, destacando as mais-valias subjacentes a cada uma das atividades.