Técnico Career Workshops preparam alunos para o processo de recrutamento

Incluído no programa Career Discovery@Técnico esta iniciativa estender-se-á ao longo do mês de março.

O passado sábado, 2 de março, foi, sem dúvida, alguma, dia de treinar o talento e reforçar a valorização dos alunos no processo de recrutamento. Ao mesmo tempo que o Pitch Bootcamp agitava o Técnico, decorreriam em simultâneo vários Técnico Career Workshops, onde os participantes puderam- com o apoio de profissionais da área de recrutamento e seleção- descobrir e desenvolver estratégias e ferramentas importantes no mercado de trabalho.

Como conseguir uma carreira internacional de sucesso, os segredos para brilhar numa entrevista, como organizar e refletir no curriculum vitae (CV) determinadas competências, e a importância do networking e das redes sociais na procura ativa de emprego foram apenas alguns dos temas explorados de forma pormenorizada nos Técnico Career Workshops deste sábado. Ainda que com dinâmicas diferentes, os vários workshops permitem aos participantes, durante cerca de 3 horas, uma experiência muito prática através de múltiplos exercícios, individuais ou em grupo, sempre orientados pelos formadores.

Débora Pinheiro, aluna de Engenharia Geológica e De Minas, está no 4º ano e assim que recebeu o e-mail da área de Transferência de Tecnologia fitou estes workshops como uma “ótima oportunidade”. “Acho a ideia muito boa para nos ajudar a melhorar as nossas competências, nomeadamente ao nível das soft skills”, explicou a aluna. “Este trabalho não é feito nas nossas unidades curriculares e isto é uma oportunidade única de nos prepararmos melhor para o mercado de trabalho”, apontava de seguida. Depois de uma manhã de muita aprendizagem no workshop que se debruçou sobre os talentos individuais e a perceção que os alunos têm dos mesmos, a aluna de Engenharia Geológica e De Minas, acabou por ficar para aprender mais sobre como construir de maneira mais apropriada o CV e não podia estar mais entusiasmada com aquilo que já absorveu.

Também Beatriz Martins, aluna de Engenharia do Ambiente, olhou para estes workshops como uma oportunidade ímpar e a não desperdiçar. Acabou por influenciar o colega José Bastos, aluno de engenharia Eletrotécnica e de Computadores, a fazer o mesmo. Interrompemos a revisão que estavam a fazer dos seus currículos- mediante algumas recomendações da formadora-  para lhes pedir um balanço da experiência e da aprendizagem. “Este workshop em concreto permite-nos perceber quais é que são os erros que temos no CV e como é que podemos melhorar”, afirma Beatriz Martins. Na comparação entre este e o que realizou nessa manhã – e que lhe apurou a perceção dos seus talentos – a aluna de Engenharia do Ambiente não conseguiu escolher qual se revela mais essencial, uma vez que “cobrem lacunas diferentes”. José Bastos, concorda, definindo-os como “essenciais e complementares”.

Os Técnico Career Workshops são uma das muitas iniciativas que integram o programa Career Discovery@Técnico, e refletem a perceção e preocupação da instituição com o reforço destas competências – cada vez mais importantes na transição dos alunos para o mercado de trabalho e no sucesso das suas carreiras. A provar este cuidado da Escola está não só a sua organização, mas também o facto de os alunos se poderem candidatar a uma bolsa para usufruir destes workshops.