Criada com o intuito de reforçar os laços entre o Instituto Superior Técnico e o tecido empresarial, a Rede de Parceiros do Técnico celebra este ano uma década de existência. A 30 de janeiro, o Técnico Innovation Center powered by Fidelidade abriu portas a mais de uma centena de convidados e acolheu representantes das várias instituições que integram a Rede, num jantar que augura um ano de novas colaborações entre a Escola e empresas.
Rogério Colaço, presidente do Técnico, antecedeu o jantar com um discurso onde descreveu o percurso da Escola, desde a sua fundação em 1911 até à abertura do Técnico Innovation Center em 2024, “construído também graças a esta Rede de Parceiros”. “O Técnico”, segundo o docente, “foi formado com uma missão específica – formar talento e recursos humanos, técnicos e científicos, preparando-os de forma a que o país possa desenvolver-se e contribuir para o desenvolvimento das nações”.
Para o presidente da Escola, “é claro que não podemos fazer isto sozinhos”. É uma missão “demasiado grande, demasiado exigente e demasiado complexa” para ser cumprida sem auxílio e “é para isso que [o Técnico] precisa de vocês – foi para isso que a Rede de Parceiros foi criada há dez anos atrás”. Não querendo correr o risco de ser visto “como o único obstáculo entre [os convidados] e o jantar”, provocando risos na sala com o apontamento, o presidente do Técnico deixou um último agradecimento “do fundo do coração” pelo auxílio das empresas presentes a que o Técnico cumpra a sua missão, um agradecimento ecoado no fim do evento pelo Vice-Presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, Pedro Amaral.
Entre garfadas e risadas, os convivas tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo que reunia centenas de iniciativas envolvendo as diferentes empresas da Rede de Parceiros. Eventos de apoio às atividades extracurriculares dos estudantes como a CA2ECT, bolsas de mérito, encontros com empresas, assinaturas de protocolos, sessões de apresentação de empresas aos estudantes, workshops de cocriação, renovações de espaços de estudo, o Lab2Market e os Alumni Talks pontuaram o repasto (entre outras iniciativas), sublinhando as novas possibilidades criadas pela ligação entre o Técnico e o tecido empresarial.
Nuno Lynce, Inês Silva e Filipa Lino viriam a subir ao palco mais tarde. Os três estudantes partilharam o seu percurso pelo Técnico e a forma como as parcerias empresariais da Escola enriqueceram a sua experiência académica. Nuno, aluno de Engenharia Mecânica e líder do Formula Student Lisboa, que desenvolve protótipos de veículos de Fórmula 1, comparou este núcleo de estudantes a uma pequena-média empresa. Inês, galardoada com um prémio de mérito em Engenharia e Gestão Industrial, justifica a vinda para o Técnico baseando-se “na excelência, oportunidades e reputação da instituição”, considerando que “desde o início [teve] provas de que fez a escolha certa”. Filipa, estudante de doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, é detentora de uma bolsa Feedzai Women in Science e partilhou que “escolher o Técnico foi fácil – é uma escola com conhecida excelência académica e uma das melhores escolas de tecnologia e ciência da Europa”.
Haveria ainda tempo para ficar a conhecer o que os alumni do Técnico fazem após concluírem os estudos. João Vital, da Stonify, Diogo Rato, da Testwaves, e Diogo Caetano, da Flash-Rapid Diagnostics, apresentaram estas três spin-offs que radicaram da passagem de cada um pela Escola, cimentando o papel do Técnico como estímulo ao espírito empreendedor. A sessão incluiu ainda um momento de stand-up comedy com Rodrigo Correia, alumnus de Engenharia Aeroespacial do Técnico.