TLMoto em destaque no Campeonato Nacional de Velocidade

O Núcleo de Estudantes do Técnico ultrapassou as adversidades causadas pela pandemia e está a dar que falar na competição.

Quando a pandemia começou a assolar o mundo, a equipa da TLMoto estava a preparar com todo o empenho e entusiasmo a participação no Campeonato Nacional de Velocidade (CNV), no qual compete com o protótipo a combustão, e iniciava o processo de manufatura do próximo protótipo elétrico, que a equipa tem vindo a projetar desde o início de 2019 e com o qual contavam representar o Técnico na MotoStudent – competição de estudantes universitária em Espanha. A Covid-19 viria adiar o início do CNV, que começou apenas no passado mês de junho, e trouxe consigo novas dinâmicas e desafios à competição: as provas estão a decorrer sem público e cada equipa só pode ter 3 membros presentes nas mesmas. Por sua vez, a MotoStudent foi adiada para a primavera de 2021. Nada disto desmotivou a equipa de alunos do Técnico que apesar de privada durante alguns meses da sua oficina, continuou a trabalhar em casa e sempre com os valores e objetivos da equipa bem presentes. Os planos para o protótipo elétrico são para manter e se tudo correr como previsto este deverá estar pronto no final do verão. Para além de tudo isto, a equipa do Técnico está a dar que fala no CNV, conquistando o pódio em duas das três etapas já decorridas.

O CNV conta com um total de 6 etapas que se realizam em diferentes semanas, e a equipa do Técnico começou logo a brilhar na segunda prova, que teve como palco o autódromo do Algarve, em Portimão, conquistando o pódio como terceiro classificado, na categoria de Premoto3. A terceira etapa decorreu no passado fim de semana, dias 18 e 19 de junho, no autódromo do Estoril e a equipa  do Técnico conseguiu o segundo lugar- ainda que em condições especiais, uma vez que competiam numa categoria em que só estavam em competição duas motas. “De qualquer das formas, foi um fim de semana positivo porque conseguimos o nosso melhor tempo desta temporada, o que prova que estamos a conseguir melhorar a nossa performance a cada nova iteração e esse é o nosso objetivo principal”, partilha Joana Fonseca, gestora empresarial da TL Moto e aluna do Técnico.

A TLMoto é a única equipa de estudantes a participar no CNV, o que torna estes resultados ainda mais notáveis.  “Sendo a única equipa de estudantes, somos sempre alvo de muita atenção no autódromo. As pessoas conhecem-nos, sabem que somos a equipa do Técnico e elogiam muito a nossa evolução ao longo dos anos”, relata Joana Fonseca. “Também é verdade que enfrentamos alguns desafios acrescidos, não temos o acesso ao mesmo orçamento e recursos que as restantes equipas, mas o nosso maior objetivo com a participação no CNV é ganhar experiência, ver a TLM01i mais competitiva a cada ano devido a upgrades feitos por nós e é isso que temos observado ao longo dos últimos anos, felizmente”, destaca a aluna do Técnico.

Apesar de ter sido desenvolvida em 2014, a TLM01i, a moto a combustão com que equipa compete no CNV, tem vindo a ser alvo de permanentes melhorias encetadas pelas mãos dos talentosos alunos. “Temos vindo a investir em suspensões novas, motor novo, entre outras pequenas peças que têm facilitado o trabalho durante todo o fim de semana na mesma”, aponta Joana Fonseca. “É muito importante ter uma mota fácil de trabalhar para que não haja perda de tempo com peças complicadas de remover/trocar/limpar e esse é um dos pontos que temos prezado muito”, adiciona ainda a aluna do Técnico. Este ano, foi também adicionada na moto uma telemetria feita pela equipa “de forma a podermos analisar os dados de pilotagem”, como explica a gestora empresarial da TLMoto.

Estes bons resultados vêm corroborar a capacidade de superação e adaptação da equipa do Técnico num período tão conturbado como o que ultrapassaram nos últimos meses. Joana Fonseca recorda algumas das dificuldades desta jornada, enaltecendo as valências e o empenho da sua equipa, assim como a importância da comunicação em todo o processo, “para que ninguém desmotivasse e o espírito de equipa não se perdesse”, frisa. “Foi tudo muito repentino e não tivemos muito tempo para nos preparar. Chegámos a formar um plano de contingência contando que fosse possível continuar o trabalho prático no Técnico em pequenos grupos, mas afinal estávamos completamente interditos de vir trabalhar para a nossa oficina”, relembra. “Pegámos naquilo que podíamos, levámos algumas coisas para casa e tratámos de descobrir de que forma é que podíamos criar salas de Zoom para continuarmos com as reuniões de equipa e para que toda a comunicação não falhasse”, adiciona de seguida a aluna do Técnico.

Apesar da participação no CNV ainda ir a meio, os bons resultados alcançados até agora alimentam o sonho de continuar a brilhar na competição. “Dada a forma como temos conseguido progredir nas últimas 3 provas e tendo em conta todas as melhorias que ainda temos para aplicar durante o resto da temporada, as nossas perspetivas são positivas”, afirma Joana Fonseca.  “Mesmo que a nossa classificação no pódio no final do campeonato não esteja garantida, temos a certeza de estar no caminho certo para terminar a temporada com orgulho nos progressos efetuados”, colmata.