Uma tarde que comemorou a Física

Alunos, antigos alunos, professores, e representantes de vários órgãos e estruturas do Técnico, marcaram presença no evento que encerrou as comemoração dos 30 anos de ensino da Física Tecnólogica no Técnico.

O pretexto usado era mais que válido: a comemoração da data de nascimento de Isaac Newton. E foi partindo do mesmo que a Coordenação do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica (MEFT), a Direção do Departamento de Física (DF) e o Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST) organizaram um workshop dedicado a Newton e à Engenharia Física Tecnológica do Técnico. O evento decorreu no passado sábado, 16 de dezembro, e contou com vários momentos dedicados à física, e ao reconhecimento do mérito no MEFT, e encerrou as celebrações do 30.º aniversário da Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica.

O painel inaugural contou com a presença dos professores Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, Luís Lemos Alves, presidente do Departamento de Física, Vasco Guerra, coordenador do MEFT, e ainda Rafael Carreira, presidente do NFIST. Frisando “o amor profundo” que os alunos de física nutrem pelo curso, um facto que se reflete “nesta presença massiva num fim de semana”, o professor Arlindo Oliveira lembrou a importância desta área na cultura do Técnico: “a física e a matemática são duas áreas cruciais no ensino que o Técnico oferece, e que nos distingue das outras escolas de engenharia”, assinalou.  “Esperemos que este seja o segundo de uma longa série de Newton’mas”, concluiu.

Depois da IST Distinguished Lecture com Clément Mouhot, decorreu a  atribuição dos Prémios de Excelência Académica no MEFT e também das distinções para as melhores dissertações. Lucas de Sá foi o aluno do primeiro ciclo  distinguido com um prémio pecuniário, que lhe permitirá custear o pagamento de dois anos de propinas no segundo ciclo. Foram também entregues duas missões honrosas a Diogo Cruz e António Coelho.

O professor Vasco Guerra anunciou de seguida aquelas que se destacaram como as melhores dissertações no MEFT nas áreas científicas de Astrofísica e Gravitação, Física Interdisciplinar, Física da Matéria Condensada, e Física de Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear.