Universidade de Lisboa entre as 120 melhores do mundo na produção científica

O elevado número de publicações nas áreas de investigação do Técnico assume-se como um fator extremamente relevante neste posicionamento.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) surge na 120ª posição a nível mundial e mantém a 31ª posição a nível europeu na edição 2018 do CWTS Leiden Ranking, apesar do mesmo incluir, este ano, mais 36 universidades que no ano anterior. Para esta classificação em muito continua a contribuir a produção científica do Técnico, uma vez que é preponderante neste posicionamento o número de publicações nas áreas de ciências da engenharia e da física (2474), e também de Matemática e Ciências da Computação (908), áreas de investigação afetas à Escola. Por exemplo, a nível europeu a ULisboa ocupa a 6ª posição nas de matemática e ciência da computação, e a 15ª posição na categoria de Engenharia.

Considerado um dos principais sistemas de análise da produção científica das instituições de ensino a nível mundial, o ranking de Leiden é exclusivamente baseado na atividade científica publicada, analisando o desempenho, qualidade e impacto das publicações científicas, tendo por base os dados científicos da Web of Science. O sistema de classificação usado difere dos outros, pois relata separadamente o impacto científico e a colaboração, em vez de agregar as várias dimensões do desempenho numa única classificação. A edição deste ano, focada em dados relativos ao quadriénio 2013-2016, compreendeu a análise de 938 universidade de 55 países.

Ao nível das universidades da Península Ibérica a liderança também é da ULisboa. Um cenário que se repete a nível nacional, como já havia ocorrido na edição anterior (2012-2015), seguindo-se a Universidade do Porto e a de Coimbra.

O líder mundial deste ranking, anualmente realizado pelo Center for Science and Technology Studies, é de novo a Universidade de Harvard, a que se seguem no pódio as universidades de Toronto e Zhejiang, respetivamente.