Candidatar a Licenciatura por Mudança de Par Instituição/Curso
O regime de ingresso por mudança de par instituição/curso, regulamentado pela Portaria nº 181-D/2015 de 19 de junho, destina-se aos estudantes do 1.º ciclo que pretendam inscrever-se numa licenciatura ou no 1.º ciclo de mestrado integrado diferente daquele em que praticaram a última inscrição ou que pretendam inscrever-se no mesmo curso mas numa instituição diferente daquela em que praticaram a última inscrição, tendo havido ou não interrupção de inscrição no Ensino Superior.
Este regime aplica-se ainda ao caso dos estudantes que tenham frequentado, mas não concluído, o 1.º ciclo de um curso no Ensino Superior estrangeiro.
Prazos
Submissão de candidaturas | 19 a 23 (às 17:00) de agosto de 2024 |
Publicação dos resultados provisórios | 3 de setembro de 2024 |
Reclamação sobre as colocações | 3 a 8 de setembro de 2024 |
Publicação dos resultados definitivos | 10 de setembro de 2024 |
Matrículas | 3 a 11 de setembro de 2024 |
Critérios de seleção
Os candidatos serão seriados pela coordenação do curso a que se candidatam, tendo em conta os seguintes critérios:
- Classificação final do ensino secundário (30%);
- Classificação das provas de ingresso requeridas (30%);
- Média do curso que frequentam (40%).
Provas de ingresso:
- Cursos lecionados no campus Alameda;
- Cursos lecionados no campus Taguspark.
As classificações mínimas para a candidatura a mudança de par instituição/curso são as mesmas do Concurso Nacional de Acesso.
Emolumentos de candidatura
Cada candidatura está sujeita ao pagamento de um emolumento (uma taxa) que não é devolvido após a seriação dos candidatos.
Valores
- Estudantes ou ex-estudantes da Universidade de Lisboa: 50 euros.
- Restantes candidatos: 100 euros.
Pagamento
- Após a submissão da candidatura é gerada uma referência multibanco para efetuar o pagamento.
- O pagamento deverá ser efetuado até 3 dias úteis após a submissão e lacragem da candidatura.
- O valor do emolumento de candidatura não é reembolsável.
Documentos necessários
Para completar o processo de candidatura a um só curso é necessário submeter os seguintes documentos digitalizados:
-
Estudantes do Técnico
- Foto atual;
- Curriculum vitae;
- Exibição de documento de identificação (passaporte, cartão de cidadão estrangeiro ou outro adequado), ou, quando autorizado pelo candidato, fotocópia simples do documento de identificação;
- Ficha ENES;
- Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de 50 euros*.
*O não pagamento do emolumento de candidatura ou a não apresentação dos documentos solicitados é motivo para exclusão da candidatura.
-
Estudantes Externos
Estudantes nacionais
- Foto atual;
- Curriculum vitae;
- Certidão de Aproveitamento do curso actual descriminada com as respectivas classificações e ECTS correspondentes;
- Certificado de inscrição, contendo menção a todas as unidades curriculares em que houve inscrição válida;
- Ficha ENES;
- Declaração de não prescrição, para o ano letivo a que se candidata (só para alunos do ensino nacional com 3 ou mais inscrições (anos lectivos) no ensino superior);
- Exibição de documento de identificação (passaporte, cartão de cidadão estrangeiro ou outro adequado), ou, quando autorizado pelo candidato, fotocópia simples do documento de identificação;
- Comprovativo de pagamento dos emolumentos de candidatura no valor de 100 euros (exceto para estudantes ou ex-estudantes da Universidade de Lisboa para os quais o valor será de 50 euros)*.
Estudantes estrangeiros
Estes estudantes necessitam de entregar os mesmos documentos que os estudantes nacionais e ainda os seguintes:
- Documento que comprove a habilitação de acesso ao ensino superior (ENEM para candidatos brasileiros);
- Documento que comprove a conclusão do ensino secundário português (12º ano) ou equivalente no seu país de origem (Histórico escolar do ensino médio);
- Certificado de aproveitamento, com classificações descriminadas (histórico escolar do curso actual)
- Documento que especifique a escala das classificações académicas;
- Declaração, sob compromisso de honra, de que não tem nacionalidade portuguesa nem a de um país membro da UE e reúne as condições para usufruir da condição de Estudante Internacional.
- Exibição de documento de identificação (passaporte, cartão de cidadão estrangeiro ou outro adequado), ou, quando autorizado pelo candidato, fotocópia simples do documento de identificação.
Os documentos académicos devem ser visados pelo serviço consular português ou apresentado com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento. Os documentos devem ser fornecidos em Português ou Inglês ou Espanhol ou Francês. No caso de o original dos documentos não estar numa destas línguas deve ser entregue uma tradução para Inglês ou Português, sendo a tradução validada pelo serviço consular ou embaixada.
*O não pagamento do emolumento de candidatura ou a não apresentação dos documentos solicitados é motivo para exclusão da candidatura.
Cursos
Atualizado a: 8 de maio de 2023.
1 – Vagas a confirmar após homologação.
2 – Candidatura ao Mestrado Integrado em Arquitetura (1.º e 2.º ciclos)
Mais informações:
Propinas
Estudantes Nacionais/União Europeia: Para o ano letivo de 2022/23 a propina para os cursos de 1.º ciclo (licenciatura ou mestrado integrado) foi fixada em 697,00 euros.
Estudantes Internacionais: Se o candidato for um cidadão fora da UE, o valor da propina anual que se aplica a licenciaturas, mestrados integrados e mestrados é de 7000 euros.
Dia Aberto
No Dia Aberto do Técnico, é possível conhecer as áreas científicas, os cursos e as instalações, num dia com uma vasta programação de atividades que envolvem toda a comunidade da Escola.
Falar connosco
O Gabinete de Admissões está disponível para esclarecer questões sobre a submissão da candidatura, documentos ou pagamentos.
Para descobrir mais sobre os cursos e a vivência académica, é possível marcar uma visita ou uma conversa online com estudantes.
Matrículas
Depois da colocação, os primeiros passos de cada estudante são matricular-se no Técnico e participar nas atividades de acolhimento.