Arranca hoje, 21 de julho, a 1.ª fase de candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). O prazo termina a 4 de agosto.
As candidaturas ocorrem através da plataforma online disponível na página da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Para procederem à candidatura, os interessados precisam de autenticar-se recorrendo ao cartão de cidadão ou à Chave Móvel Digital (CMD).
O número de vagas no ensino superior público português aumentou, fixando-se em 55.956 para o ano letivo 2025/2026, o que corresponde a um aumento de 643 vagas, face ao ano anterior. Destas, 1620 são no Técnico.
Os resultados da 1.ª fase do CNAES são conhecidos a 24 de agosto e as matrículas e inscrições decorrem entre os dias 25 e 28 do mesmo mês. A semana de acolhimento de novos estudantes do Técnico acontece de 1 a 3 de setembro.
Em caso de colocação no Instituto Superior Técnico, a CMD – que pode ser solicitada no portal de autenticação do Governo – será também necessária para que os novos estudantes possam inscrever-se. A ativação da CMD pode demorar algumas semanas, pelo que importa que o pedido se realize com a devida antecedência face à data prevista de publicação dos resultados do CNAES.
O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior é a forma mais comum de aceder a uma licenciatura ou mestrado integrado, porém existem também os concursos para maiores de 23, titulares de curso médio ou superior e mudança de par instituição/curso, com prazos próprios de candidatura.
Oferta Formativa 2025/26
Licenciaturas:
1 – Vagas referentes ao ano letivo 2025/26 (disponíveis na 1ª Fase)
2 – RE: Vagas reservadas para candidatos via Regimes Especiais.
3 – NMS: Nota Mínima de Seriação (nota do último colocado na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) pelo contingente geral 2024/25.