«Ciência na cidade | SCICITY – Science in the City» é o tema para o projeto “Noite Europeia dos Investigadores” do biénio 2018-2019, que se traduz numa série de atividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias na última sexta-feira de setembro. Em 2018, terá lugar a 28 de setembro e, em 2019, a 27 de setembro.
No próximo dia 28 de setembro, o Técnico estará representado pelas suas unidades de investigação, próprias ou associadas, C2TN, CERENA, CERIS, CQFM, INESC-ID, INESC-MN e ISR, bem como pelo LIP e estudantes do NFIST.
- “O contributo do C2TN para as cidades do amanhã”
18h00-21h00, Jardim Botânico, MUHNAC
Neste espaço acontecerão duas demonstrações: O ar que respiramos – conhecer para agir e Morangos e radiações – a mistura perfeita? e uma atividades Science dating! Conversas com crianças. Estas atividades têm como objetivo mostrar de que forma a ciência poderá melhorar as condições de vida das pessoas nas cidades e contribuir para a preservação do património cultural e para o combate às alterações climáticas. - “Fogo e património construído em pedra”
Jardim do Príncipe Real
Nesta atividade os participantes poderão observar, para diferentes materiais pétreos, os efeitos dos incêndios, tendo por base simulações laboratoriais com diferentes temperaturas. Procurar-se-á levar amostras desses materiais assim como resultados de algumas alterações induzidas em características físicas, mecânicas e mineralógicas. - “Os mistérios da água! Conhecer para preservar”
Jardim Botânico, MUHNAC
Apresentação sobre o património hidrológico Português e Ibérico das águas minerais naturais termais e seus efeitos na saúde e sociedade; Workshop com degustação de diferentes águas minerais naturais engarrafadas e exemplo prático de quantificação química da água mineral natural do séc. XIX; curiosidades da água mineral termal de Cabeço de Vide. - “Alterações climáticas dos serviços de água e saneamento urbano”
22h30-23h30, à entrada do Jardim Botânico, MUHNAC
Conversa com os professores José Saldanha Matos e António Monteiro. (Mediante inscrição no próprio dia a partir das 18h.) - “Há guias luminescentes na cidade!”
Exp. Aventura na Terra, piso 1, MUHNAC
Onde está a saída? Quando a luz se apaga acontecem fenómenos estranhos… luzes brilhantes surgem do nada e invadem a cidade. Vem descobrir o que é a luminescência e onde ela se esconde. Terás que enfrentar um esqueleto, mas com as nossas super-pulseiras vais estar protegido! Em caso de emergência escreve uma mensagem de socorro. Estás preparado ou tens medo do escuro? - “Anatomia Aumentada e Virtual”
Exp. Reis da Europa Selvagem, piso 1, MUHNAC
Dois tipos de demonstrações relacionadas com anatomia virtual: mesa de dissecação virtual onde o participante pode visualizar secções finas de um cadáver usando óculos de realidade aumentada e um tablet para fazer a reconstrução 3D de estruturas anatómicas; e espaço de realidade virtual em que o participante pode mover-se no interior de um cólon como que confinando no interior de uma gruta. - “Chips e Microlaboratórios na ponta dos dedos”
Exp. Aventura na Terra, piso 1, MUHNAC
Demonstrações de chips com micro e nanodispositivos para detecção de campos magnéticos e luz e manipulação de líquidos à microescala – microfluidos. As plataformas de microfluidica são depois integradas com os micro e nanodispositivos originando microlaboratórios portáteis e autónomos para análise química e/ou biológica. - “Os robôs de Lisboa”
Jardim do Príncipe Real
Nesta atividade os visitantes poderão interagir com o robô cognitivo humanóide de alcunha “Chico”, residente no Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa do Instituto Superior Técnico, equivalente a uma criança de três anos; apresentar-se-á também um drone que mostrará como as técnicas robóticas avançadas podem ser úteis na inspeção de infraestruturas como pontes, barragens ou chaminés industriais.
Estas atividades terão lugar na Rua da Escola Politécnica, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC-ULisboa) e no Jardim do Príncipe Real, a partir das 18h00.
No Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, a entrada livre e gratuita, está condicionada à lotação do auditório, para as seguintes atividades,
- “Particle Fever”, Filme documentário, 2013 (Febre das Partículas)
20h30-22h10 / Enquanto procuram desvendar os mistérios do Universo, 10 mil cientistas de mais de 100 países uniram forças em busca de um único objetivo: recriar condições que existiam apenas momentos após o Big Bang e encontrar o bosão de Higgs, potencialmente explicando a origem de toda a matéria. Mas os nossos heróis enfrentam um desafio ainda maior: alcançamos nosso limite para entender por que existimos? Particle Fever é uma celebração da descoberta, revelando as estórias humanas por trás da máquina épica que é o LHC. - “Visita Virtual ao CERN: a experiência CMS”
22:10-23h00 / Com os professores André David (IST, LIP, Experiência CMS-CERN) e Pedro Abreu (IST, LIP).
Visita virtual ao CERN à experiência CMS guiada por cientistas portugueses no local e em diálogo com os investigadores e os visitantes no
auditório do Planetário. A experiência CMS (Compact Muon Solenoid) é um detetor do LHC (Large Hadron Colider) que se encontra no lado
francês e tem como objetivo investigar um campo amplo da Física, incluindo o bosão de Higgs, outras dimensões e as partículas que podem constituir a matéria escura. - “Tempo para Conversar e Perguntar aos Cientistas”
23h00-23h30 / Os Cientistas de Física de Partículas do LIP estarão connosco para comentar, conversar e esclarecer todas as questões.
- “Ver as Estrelas sob o céu do planetário”
23h30-23h45 / Vamos descobrir o céu da noite de Lisboa e perceber o que podemos observar no céu noturno sob a cúpula do planetário em condições de visibilidade ótima e isenta de poluição luminosa. Vai ficar surpreendido. - “Tempo para contemplar o céu noturno no exterior com telescópio”
23h30-00h30 / Observação astronómica do céu noturno usando telescópios para descobrir alguns objetos luminosos no céu que nos passam despercebidos ao olhar. – Sujeito às condições meteorológicas.
No campus Alameda, o Museu de Engenharia Civil organizou também um programa de atividades para esta noite.