Campus e Comunidade

‘Bolsas de Mecenato’ para estudantes do Técnico com candidaturas entre 5 e 28 de setembro

Estudantes de licenciatura e de mestrado do Técnico podem concorrer a mais de uma dezena de Bolsas de Estudo.

O período de candidaturas às Bolsas de Mecenato do Instituto Superior Técnico, promovidas por mais de 20 mecenas, decorre de 5 a 28 de setembro.

As bolsas estão disponíveis para estudantes de licenciatura e mestrado dos vários cursos da Escola, embora as condições difiram entre bolsas. O regulamento e mais informação sobre cada bolsa podem ser consultados na página do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA) (conteúdo exclusivo a membros da Escola).

No ano letivo de 2024/2025, o Técnico atribuiu bolsas de estudo a 156 estudantes no montante total de quase  260 mil euros. Aos mecenas do ano anterior (Associação dos Antigos Alunos do IST (AAAIST), Active Cap, Axians, Hovione, Rotary Clube de Lisboa, Bondalti e Fundação Amélia de Mello, British Council, Innuos, Família de José Miranda, Família de Augusto Ramalho-Rosa, Junitec, Família de Martim Lancastre, Quarto e Quartos, Santander, Ward Analytics, Xpand IT, tb.lxUpK e Race juntam-se para 2025/2026, as Bolsas Iberis Capital, MNPinho, Quadrante e Engenheiro Carlos Morais, na sua primeira edição.

A atribuição destas bolsas tem em conta o potencial académico e condições socioeconómicas dos estudantes e estas podem ser de natureza monetária, formativa ou de alojamento.

A data limite prevista para a comunicação de resultados é 8 de novembro, estando esta dependente da resposta dos mecenas.


Além das Bolsas de Estudo geridas pelo NDA, há ainda bolsas geridas por outros serviços e entidades do Técnico, como as Bolsas de Estudo Feedzai Women in Science e Bolsas de Estudo TagEnergy Women in Energy  (promovidas pela Direção de Transferência de Tecnologia), assim como mais de 35 Prémios de  Mérito, financiados por empresas parceiras do Técnico, num valor total que ultrapassa os 75 mil euros anuais.
Os Prémios de Mérito são financiados por empresas parceiras do Técnico, como SKK/RACE/upK, Cisco, Jerónimo Martins, Kearney, Axians, Celfocus, Deloitte, Altice, BCG, BNP PARIBAS, Bondalti / Fundação Amélia de Mello, Brisa, Tekever, Celfinet, Celfocus, Critical techworks, Fidelidade, Filstone, HCI, Hitachi, Jerónimo Martins, KPMG, Naoris, NOS, NTT Data, Sky, Tekever, The Navigator Company, Vodafone, Worten e Hitachi Rail GTS.

 

Já a Universidade de Lisboa promove também as Bolsas Alumni Solidário para todos os estudantes de 1.º ciclo (licenciatura) das suas Faculdades, incluindo o Técnico. Existe ainda o Fundo de Emergência Social (FES) da Associação Académica da Universidade de Lisboa, destinado a apoiar os estudantes de licenciatura da ULisboa em situações de comprovada carência económica, através de dois mecanismos:

Apoio de Emergência para Propinas (até 697€) – candidaturas abertas de 8 a 15 de setembro;

Apoio ao Pagamento de Renda (até 1000€) – disponível durante todo o ano letivo, enquanto houver verbas.