Futurália: “Eles vêm diretamente ter com o Técnico, a ‘marca’ fala por si”

Até 23 de março, estudantes e professores do Técnico estarão na Feira Internacional de Lisboa (FIL) para partilhar as suas experiências na Escola.

Vários visitantes puxam as mangas das camisolas dos colegas de grupo, chamando-lhes a atenção e apontando na direção do carro de Formula Student estacionado em pleno recinto da Futurália. O azul característico no chão e paredes desta banca não deixa margem para dúvidas – estamos no lugar alocado ao Instituto Superior Técnico. A Futurália teve início a 20 de março na Feira Internacional de Lisboa, Parque das Nações, e conta com a presença de estudantes e professores do Técnico a divulgar a oferta formativa da Escola até ao seu término, no dia 23.

Carlos, que frequenta o 12.º ano de escolaridade, diz ter Engenharia Informática e de Computadores “debaixo de olho” e que já tinha algum interesse prévio em visitar a banca do Técnico devido a testemunhos de familiares e amigos que por cá estudaram. “É uma opção com nome e que transmite confiança”, defende o aluno proveniente da Sertã, encarando a Escola como “uma instituição de alto prestígio e com um ensino de muita qualidade”. A opinião é ecoada por Salvador, estudante de Benavente também no 12.º ano, que anuncia que “[o Técnico] vai ser a [sua] primeira opção pelas saídas que dá e pelo prestígio que tem”.

Momentos antes, o aluno esclarecia dúvidas com uma guia do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE), um serviço do Técnico que integra estudantes destacados para divulgar a oferta formativa da Escola no evento, respondendo às perguntas dos visitantes e partilhando as suas experiências de vida académica. Miguel Isidoro, no segundo ano do Mestrado em Engenharia Aeroespacial, veio ajudar no evento pela segunda vez e diz que “como habitual, a banca do Técnico está muito movimentada”. Por cima das vozes dos grupos que se amontoavam por ali, o estudante do Técnico apontou que os visitantes procuravam espontaneamente a banca. “Eles vêm diretamente ter com o Técnico; a ‘marca’ fala por si”, garante, recordando que também ele, quando estava no secundário, conhecia o Técnico “por ter médias altas” e “pelos cursos de Engenharia, que estão no topo”. De familiares, diz ter ouvido “se queres escolher Engenharia, tens de ir para o Técnico”.

Pilar, estudante de Algés, procurou ativamente o Técnico durante a sua visita à Futurália, uma vez que o considera “a melhor [faculdade] de Portugal”. “Tenho muitos amigos que estão no Técnico em vários cursos diferentes e que falam muito bem dele”, justifica, acrescentando que quer ingressar em Engenharia Naval e Oceânica para “aprender como funcionam os barcos” e que está convicta de que o seu futuro estará “de alguma forma relacionado com o mar”.

Para Beatriz e Inês, colegas provenientes da Nazaré, “o Técnico é a faculdade das Engenharias”. “Assim que ponderei seguir Engenharia, pensei em vir para o Técnico”, garante Inês. Tem interesse em fazer investigação em laboratório e crê que a Escola a pode ajudar nesse percurso. Beatriz prefere deixar o futuro mais em aberto por agora, mas defende que “falando com pessoas é mais fácil de perceber ‘o que se passa’ nos cursos e as suas saídas”. É por esse motivo que as duas amigas passaram largos minutos a expor todas as suas dúvidas a Cláudia Lobato da Silva, professora do Técnico e coordenadora da Licenciatura em Engenharia Biomédica. Na Futurália pela primeira vez, já há uma hora que a docente recebe os inúmeros estudantes que por ali param. “A adesão está a ser um sucesso, com muitos alunos de 12.º ano prestes a tomar decisões e outros bem mais novos – tivemos ainda agora um grupo de 9.º ano”, explica, acrescentando que o evento “é fundamental para disponibilizar o máximo de informação possível, sobretudo de uma forma para além daquilo que está escrito num website”. Ressalvou a importância de “um toque mais humanizado” nesta que considera ser uma “fase determinante” para o futuro dos estudantes, procurando “adaptar o discurso” para que “cada aluno possa sentir-se único”.

Várias centenas de visitantes passaram já pela banca do Técnico. Até ao encerramento da Futurália, dezenas de estudantes e professores da Escola estarão presentes a esclarecer dúvidas e a ajudar os futuros estudantes universitários a traçar planos para os seus futuros.

A distribuição horária de representantes dos diferentes cursos pode ser consultada aqui:

20 de março (quarta feira)

21 de março (quinta feira)

22 de março (sexta feira)

23 de março (sábado)