O relógio ainda não marcava as 09h e já um grupo de novos estudantes se acumulava à porta do Técnico Innovation Center powered by Fidelidade, aguardando o início do processo de acolhimento. O primeiro de três dias dedicados a receber novos estudantes do Instituto Superior Técnico trouxe um movimento redobrado que se estendeu aos campi, onde se multiplicaram os encontros entre colegas, os primeiros contactos com professores e mentores e a descoberta dos espaços académicos que irão acompanhar a vida universitária dos próximos anos.
Para muitos, este dia foi também a primeira chegada a Lisboa. Eduardo Sousa, natural de Viseu e agora estudante da Licenciatura em Engenharia Física e Tecnológica, destacou a decisão de se mudar para a capital: “Sempre tive muito boas referências em relação ao Técnico. O meu pai foi professor aqui e vários amigos estudam cá. Para engenharia física, acho que é a melhor escola do país”.
Entre grupos que percorriam os átrios e escadas, iam-se revelando as escolhas de cada um. Sofia Dias conheceu o Técnico através do programa Verão na ULisboa e da Semana de Aeroespacial, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial (AeroTéc), sublinhando a influência dessas experiências na sua escolha de ingressar na Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores: “Já fazia projetos ligados ao curso e, quando participei nas atividades no Técnico, percebi que era esta a área que queria”.
Na sessão de boas-vindas, realizada ao início da tarde no mesmo local, Rogério Colaço, presidente do Técnico, dirigiu-se diretamente aos novos estudantes: “Vestir a camisola do Técnico é encontrar uma segunda casa e uma segunda família. Estudem muito, envolvam-se nas atividades e divirtam-se também. O Técnico não se faz sem vocês – esta é a semana para vestir a camisola e começar a fazer parte desta casa”.
Entre os estudantes que o fazem pela primeira vez este ano estás Tiago Simões, que optou pelo Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, depois de concluir a licenciatura noutra faculdade da Grande Lisboa. A sua escolha foi motivada pelo desejo de “aprofundar conhecimentos [na área] de energias”. “Aqui no Técnico essa ligação está mais bem-estabelecida. Também pretendo realizar mobilidade para o Japão, através de parcerias que só existem no Técnico”, complementa.
Colocada na Licenciatura em Engenharia Aeroespacial, Maria Beatriz Gabinhos descreveu este primeiro dia com uma palavra: “Fascinante”. A escolha do curso resultou da junção entre interesses pessoais e prestígio da Instituição: “Interessa-me muito a física, a mecânica, a área do espaço e da investigação. O Técnico é uma universidade com muito prestígio, juntei as duas coisas e vim para este curso”. Sobre o futuro, acrescentou: “Tenho expectativa que seja uma etapa muito exigente, vai exigir muito trabalho, mas também muito divertida. Sei que vou conhecer muitas pessoas, participar em muitos projetos. Espero ter sucesso”.
O dia trouxe também os reencontros de quem já conhece a rotina académica e agora assume o papel de mentor. Carolina Antunes, estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, recordou a importância do acolhimento no seu percurso: “No meu primeiro ano, o acolhimento ajudou bastante, porque estava muito perdida e consegui esclarecer muitas questões. Este ano decidi ser mentora para ajudar o máximo de alunos possível”.
As atividades foram pontuadas por sessões de esclarecimento, sessões para familiares dos novos estudantes, visitas guiadas e iniciativas dinamizadas por núcleos e pela Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, no campus Alameda, em Lisboa.
Em Oeiras, o acolhimento arrancou com os estudantes das licenciaturas em Engenharia Informática e de Computadores e Engenharia Eletrónica. Tiago, admitido na licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores, partilhou a sua ligação ao Técnico: “Já tinha planeado vir para o Técnico desde o início do secundário”, acrescentando que a decisão também foi influenciada pelo reconhecimento da instituição e pelo conselho do pai. Também Constança, recém-chegada ao mesmo curso, explicou que a sua decisão resultou da impressão positiva deixada em visitas anteriores: “Gostei da universidade, sempre me falaram muito bem e é um campus moderno. É uma experiência diferente, ainda por cima não sendo de Lisboa, mas parece-me uma universidade interessante”.
O acolhimento do Técnico prossegue nos próximos dias, com novas atividades, energia e mais estudantes a chegar. Chegam ao Técnico para o novo ano letivo cerca de 1600 estudantes de licenciatura, 1700 estudantes de mestrado e 980 estudantes internacionais, 900 dos quais em regime de mobilidade.
Neste primeiro dia estiveram presentes os cursos:
- Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
- Licenciatura em Engenharia de Materiais
- Licenciatura em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos
- Licenciatura em Engenharia Aeroespacial
- Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica
- Licenciatura em Engenharia Naval e Oceânica
- Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Campus Oeiras)
- Licenciatura em Engenharia Eletrónica (Campus Oeiras)
- Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
- Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia
- Mestrado em Engenharia de Materiais
- Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados
- Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas
- Mestrado em Engenharia em Recursos Energéticos
- Mestrado em Engenharia Aeroespacial
- Mestrado em Engenharia Física Tecnológica
- Mestrado em Microbiologia
- Mestrado em Biotecnologia
- Mestrado em Engenharia Farmacêutica
- Mestrado em Engenharia Naval e Oceânica
- Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (Campus Oeiras)
- Mestrado em Bioengenharia em Medicina Regenerativa e de Precisão (Campus Oeiras)
Todas as informações em: Primeiros Passos no Técnico | Guia Estudar no Técnico.
Reportagem do 2.º dia de acolhimento: “Envolvam-se na comunidade”: Segundo dia de acolhimento apresentou núcleos e projetos a novos estudantes do Técnico
Reportagem do 3.º dia de acolhimento: Cerca de 800 estudantes internacionais recebidos no último dia do acolhimento do Técnico