Cinco cursos do Técnico com desemprego zero

A taxa de empregabilidade entre recém-diplomados de cinco cursos ministrados na escola é de 100%.

Numa altura de reflexão para milhares de jovens que preparam a candidatura ao ensino superior, todas as informações são importantes e a empregabilidade pode ser, sem dúvida alguma, um fator decisivo para muitos no processo de escolha dos cursos ou na ordem de preferência dos mesmos.  Por isso mesmo anualmente são dados a conhecer no portal Infocursos os dados de empregabilidade por entre os recém-diplomados. O Instituto Superior Técnico destaca-se pelos melhores motivos nesta listagem, com cinco cursos da instituição com uma taxa de desemprego de 0%. Assim e por entre os 68 cursos com empregabilidade total, estão os cursos de Arquitetura, Engenharia Física Tecnológica, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia de Telecomunicações e Informática e Engenharia Informática e de Computadores- Taguspark.

Numa análise pelas restantes licenciaturas ou mestrados integrados do Técnico listados no portal corrobora-se o alto nível de empregabilidade dos recém-licenciados da instituição, com a maioria dos cursos a apresentar uma taxa de empregabilidade de 99%. Além dos acima referidos, estão entre os cursos com uma taxa de desemprego abaixo de 1% os cursos de  Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (0,2%), Engenharia Aeroespacial (0.5%), Engenharia e Gestão Industrial (0,5%), Engenharia do Ambiente (0,6%), e Engenharia Eletrónica (0,6%).Engenharia Informática e de Computadores- Alameda (0,7%), Engenharia Mecânica (0.7%), Matemática Aplicada e Computação (0.8%) e Engenharia de Materiais (0,8%).

Engenharia Biomédica (1,3%), Engenharia Geológica e de Minas (1,5%), Engenharia Civil (2.2%) Engenharia Química (2.1%),Engenharia Biológica (2.8%) são os cursos do Técnico que registam uma taxa de empregabilidade mais baixa, ainda que com percentagens muito positivas comparativamente aos 62 cursos que ocupam o fundo da tabela com uma taxa de desemprego igual ou superior a 10%.

A taxa de desemprego corresponde ao rácio entre o número de recém-diplomados do curso que se encontram registados como desempregados e o número total de recém-diplomados do curso. Por recém-diplomado, e tal como esclarece o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, “entende-se um estudante diplomado do curso no período de referência 2014/15 – 2017/18” (ano letivo anterior à conclusão dos dados).

Estes dados foram divulgados no passado sábado, 18 de julho, a 20 dias do arranque da primeira fase das candidaturas. Recorde-se que a primeira fase de candidaturas ao ensino superior arranca a 7 de agosto e decorrerá até ao dia 23 do mesmo mês. As colocações serão conhecidas a 28 de setembro. A segunda fase de acesso será de 28 de setembro a 9 de outubro, com os resultados divulgados a 15 de outubro. A terceira decorrerá entre 22 e 26 de outubro, e as últimas colocações de alunos no ensino superior serão comunicadas a 30 de outubro.